Título: Governo da Hungria encampa empresa responsável por vazamento tóxico
Autor:
Fonte: O Globo, 12/10/2010, O Mundo, p. 31

Diretor da companhia que poluiu a bacia do Rio Danúbio é detido

BAKONYI: prisão de 72 horas e promessa de indenizar vítimas

DEVECSER, Hungria. Ainda tentando contornar os estragos causados na semana passada pelo vazamento de mais de 600 mil metros cúbicos de alumina de uma fábrica em Ajka ¿ que atingiu a bacia hidrográfica do Rio Danúbio, matando pelo menos sete pessoas e deixando 150 feridas ¿ o governo da Hungria anunciou a tomada de controle da empresa MAL Rt e o congelamento de ativos. A decisão ocorreu após uma votação praticamente unânime no Parlamento, por 336 votos a favor, 13 abstenções e apenas um contra.

O diretor da empresa responsável pelo acidente, Zoltan Bakonyi, foi detido sob a acusação de causar desastre ambiental e ameaçar a saúde pública, e ficará na cadeia, inicialmente, por 72 horas.

¿ O maior desastre ecológico da Hungria foi causado pela negligência humana. Temos de responsabilizar a empresa ¿ declarou o primeiro-ministro húngaro, Viktor Órban.

O vazamento do material ¿ um óxido de alumínio ¿ está aparentemente sob controle, mas o reservatório que rompeu ainda contém cerca de 2,5 milhões de toneladas da substância tóxica. Hoje especialistas devem terminar de colocar barreiras para impedir o avanço da alumina nos rios da região, além de instalar um dique de emergência para evitar um segundo vazamento ¿ enquanto analistas verificam o real estado de conservação do reservatório, que pode ter uma parede comprometida.