Título: Filho de acupunturista de Lula e Dilma trabalha no Planalto
Autor:
Fonte: O Globo, 12/10/2010, O País, p. 15

BRASÍLIA. No debate de anteontem, a candidata petista, Dilma Rousseff, ao comentar o caso Erenice, declarou ser contra a contratação por critérios de parentesco e amizade. Mas o filho do seu acupunturista e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva trabalha desde outubro do ano passado no serviço médico da Presidência.

Lotado na Coordenadoria de Saúde da Presidência, Gu Zhou Ji foi contratado quando Dilma era a ministra da Casa Civil, com salário de R$ 4 mil. Inicialmente, ele prestava serviços burocráticos, mas desde abril faz acupuntura e massagem nos servidores do Palácio do Planalto.

Desde a contratação, Gu Zhou Ji recebeu R$ 4.659 de diárias por viagens no Escav (escalão avançado) ¿ grupo de servidores que faz o reconhecimento dos locais, no Brasil e no exterior, onde o presidente terá eventos e prepara a chegada de Lula. Uma das viagens foi para Kiev (Ucrânia), em dezembro do ano passado.

Formado em medicina tradicional chinesa pela universidade de Xangai, Gu Zhou Ji chegou ao governo por indicação do chefe do serviço e médico do presidente, Cleber Ferreira. Ele tem jornada de oito horas diárias, mas na tarde de ontem ninguém atendia o ramal da sua sala. Pela manhã, segundo funcionários do serviço médico, Gu Zhou Ji estava no Planalto.

Gu Zhou Ji também não estava no consultório do pai, Gu Hanghu, que atende Lula desde o início do governo. Gu Hanghu também atende Dilma, algumas vezes auxiliado pelo filho. O acupunturista, a esposa e o filho circulam com desenvoltura pelo poder. No início do governo, Lula jantou na casa de Gu Hanghu. Em março, o casal e o filho foram ao aniversário do petista José Dirceu, deputado cassado e ex-ministro da Casa Civil. Em maio de 2004, na viagem de Lula à China, pai e filho integraram a comitiva.

Gu Zhou Ji tem cerca de cem pacientes no Planalto e, quando ainda era ministra da Casa Civil, Erenice Guerra frequentava o consultório do acupunturista. O GLOBO procurou Gu Zhou Ji na Coordenação de Saúde do Planalto e no consultório do pai, mas ele não retornou os telefonemas.