Título: Na TV, petistas e tucanos se dizem vitoriosos no debate
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 12/10/2010, O País, p. 14

Programas de Dilma Rousseff e José Serra mostram melhores trechos de seus candidatos no confronto da Rede Bandeirantes

Os programas de ontem dos presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), na TV, usaram cenas do debate realizado na noite de domingo, na Rede Bandeirantes, para dizer que seus candidatos venceram o confronto e, cada um à sua maneira, apresentar sua versão vitoriosa do primeiro embate do segundo turno.

O programa de Dilma à tarde foi o primeiro a usar cenas do debate. Cerca de cinco minutos, metade do tempo de propaganda, foram gastos para exibir trechos do desempenho da petista, quase sempre criticando seu adversário José Serra. Logo no início do programa, o locutor disse que o debate ¿mostrou mais uma vez porque Dilma é a garantia de que o Brasil vai seguir avançando no rumo certo¿. Disse ainda que ¿Dilma apresentou propostas concretas e mostrou a grande diferença entre o seu modelo e o de Serra¿.

Já a propaganda de Serra à noite (a da tarde de ontem foi a mesma exibida na noite de domingo) começou com o locutor dizendo: ¿Quem assistiu ao debate não teve dúvidas: Serra tem mais biografia, mais preparo e mais propostas para o Brasil¿. Em seguida, foi mostrado um trecho do debate em que Serra promete salário mínimo de R$ 600 e reajuste para os aposentados de 10%, o dobro do prometido pela adversária.

Ainda no programa de Serra, a apresentadora comentou o estilo de Dilma durante o debate: ¿ Nervosa e agressiva, ela deixou perguntas sem respostas e atacou até a mulher do Serra ¿ referindose ao trecho do debate em que Dilma acusa a mulher de Serra, Mônica, de ter dito que a petista era a favor da ¿morte de criancinhas¿.

A propaganda petista reproduziu trechos em que Dilma falava das privatizações feitas no governo de Fernando Henrique Cardoso e levantava dúvidas sobre se Serra não poderia vir a privatizar a Petrobras: ¿ (...) Esse quadro me dá uma dúvida se eles são a favor da privatização do pré-sal ou da Petrobras ¿ disse Dilma.

A resposta de Serra para a pergunta de Dilma foi exibida no programa do tucano à noite: ¿ Sou contra as privatizações do PT, que colocou ações do Banco do Brasil na Bolsa de Nova York e aumentou a participação do capital privado no Banco do Brasil. O atual governo privatizou dois bancos, no Ceará e no Maranhão, e privatizou o saneamento em Ribeirão Preto e Mauá. Eu não vou fazer privatizações.

O trecho em que Dilma criticou o governo de FH por não ter investido em portos e aeroportos também foi exibido no programa da candidata do PT: ¿ Tudo que não fizeram em oito anos ficou para a gente fazer nos nossos oito anos. Nós corremos atrás e criamos o Programa de Aceleração do Crescimento ¿ disse Dilma.

Os gargalos em portos e aeroportos do país, por falta de investimentos, foram um dos temas explorados pela oposição no primeiro turno.

Os trechos reproduzidos no programa de TV de Dilma falaram também sobre o que a petista chamou de ¿campanha de ódio¿: ¿ Sua campanha ( referindo-se a Serra) procura me atingir por meio de calúnias, mentiras e difamações ¿ disse Dilma, antes de se citar o episódio da mulher de Serra.

A propaganda do candidato tucano mostrou também o trecho do debate em que Serra criticou as alianças feitas por sua adversária: ¿ Ela tem dois ex-presidentes com ela. O (Fernando) Collor e o (José) Sarney.