Título: Entre a firmeza e a agressividade
Autor: Vasconcellos, Adriana; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 12/10/2010, O País, p. 4

Cientistas políticos avaliam perdas e ganhos do novo tom de Dilma

Em vez de apenas responder a acusações, Dilma Rousseff (PT) partiu para cima antes. Na opinião de cientistas políticos, esse fator surpresa, assim como a atitude de indignação frente a boatos, rendeu pontos positivos para a petista no debate de anteontem na TV Bandeirantes.

Já José Serra (PSDB) acertou ao manter postura menos exaltada durante o confronto, no qual houve momentos em que a petista foi da firmeza para a agressividade.

Pesquisadora de comunicação política, Alessandra Aldé, da Uerj, avalia que Dilma se saiu melhor do que nos debates anteriores, quando ela estava ¿pouco à vontade¿: ¿ O eleitor sabe que, no horário eleitoral, o candidato está num espaço controlado. Então, num debate, quer ver o candidato fora da maquiagem, e espera que o candidato tenha atitude mais autônoma mesmo. Por isso, acho positivo Dilma ter se posto mais enfaticamente.

O tom incisivo de Dilma também foi um modo de mostrar indignação contra os boatos, diz o cientista político Cristiano Noronha. Para ele, porém, a petista pesou a mão em alguns momentos ¿ e aí, sublinha, quem levou vantagem foi Serra, ¿mais experiente em debates¿ e, por isso, sabendo dosar a exaltação: ¿ Dilma quis ela mesma abordar os temas, em vez de só responder a eles. Ela é que estabeleceu a pauta do debate, uma forma de esclarecer os boatos contra ela. E, claro, foi mais agressiva. Geralmente eleitor não gosta de candidatos agressivos, mas, sim, firmes e propositivos.

Por outro lado, talvez a indignação tenha efeito benéfico, mostrando que ela reage; além disso, ela citou a frase da mulher do Serra (de que Dilma seria ¿a favor de matar criancinhas¿) para justificar o tom exaltado. Já Serra tinha resposta mais light, era firme sem agressividade.

¿ A Dilma teve expressão agressiva, mas, num segundo turno, o confronto é mais direto, então tem que ser menos dona de casa mesmo ¿ completa Marcus Figueiredo, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos.

Também para estancar a subida de Serra nas intenções de voto, segundo a última pesquisa Datafolha, é que a estratégia petista talvez tenha sido mais incisiva ¿ contrariando, segundo Noronha, a atitude ¿mais amena¿ que se espera de quem está à frente nas pesquisas.