Título: Minha querida, vou lutar todos os dias
Autor: Galdo, Rafael
Fonte: O Globo, 09/10/2010, O País, p. 16

Dilma se mostra otimista, volta a falar de aborto e critica programa de Serra

BRASÍLIA. Diferentemente do bom humor e da animação dos dias que antecederam o primeiro turno, a candidata petista, Dilma Rousseff, teve dificuldade para esconder a falta de paciência ontem. Na entrevista após sua agenda de campanha, perguntada se estava desanimada, negou e disse que vai lutar com coragem para vencer o tucano José Serra:

- Minha querida, vou lutar todos os dias, encarar todas! Se eu estou desanimada? Olha a minha cara, você está achando? Ao contrário, estou superanimada.

Dilma não gostou do programa de Serra na TV - que comparou Fernando Collor à petista, qualificando-os como inexperientes, e lembrou que Collor foi afastado da Presidência.

- Acho que meu opositor usa métodos cada vez mais agressivos e infundados. Agora são só duas candidaturas. Os boatos vão ter origem.

Dilma visitou ontem o Lar de Crianças Casa de Ismael, ligado à comunidade espírita no centro de Brasília. Ela tomou a iniciativa de tocar no tema do aborto. Em vez de defender a aplicação da lei, que prevê aborto em casos de estupro e risco de vida para a mãe, Dilma falou da necessidade da prevenção para evitar gravidez precoce e indesejada:

-- Aqui se vê de tudo, crianças abandonadas, gravidez na adolescência, jovens recorrendo ao aborto, usando agulha de crochê. É tudo a face da mesma moeda, o abandono de nossos jovens e a corrosão da família.

O PT poderá ter direito a veicular filmete de oito minutos na TV Canção Nova, ligada à Igreja Católica, para responder a supostas ofensas do padre José Augusto Moreira contra Dilma. Na terça-feira, em sermão transmitido pela emissora, o religioso pediu aos fiéis para não votarem na petista inclusive por ela ser "a favor do aborto" - e não da descriminalização, como defendeu Dilma em passado recente.

O PT entrou com ação no TSE pedindo 15 minutos e fez acordo com a emissora sobre oito minutos.

COLABOROU Carolina Brígido