Título: Atrás de Deus e de Marina
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 09/10/2010, O País, p. 3

Na reestreia na TV, Serra e Dilma fazem discurso religioso e confrontam anos FH e Lula

BRASÍLIA

O primeiro dia de propaganda eleitoral na TV e no rádio no segundo turno da campanha presidencial deixou claro que os candidatos do PT, Dilma Rousseff, e do PSDB, José Serra, estão dispostos a ir para o confronto nesta fase. Os dois disseram que são a favor da vida e mencionaram Deus, mas foi o programa de Serra que citou diretamente a polêmica questão do aborto e ainda usou a imagem de mulheres grávidas. O programa de Dilma, numa ¿tática do medo¿, afirmou que num governo Serra ou no do ex-presidente Fernando Henrique, o Brasil não teria programas como o Bolsa Família, o Luz para Todos, o Minha Casa, Minha Vida e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os dois candidatos fizeram referências a Marina Silva (PV), candidata derrotada no primeiro turno.

Tucano na TV: ¿valores cristãos¿

Dilma afirmou que fará uma campanha de ¿valorização da vida¿ e que está ¿sofrendo na pele¿ uma campanha caluniosa. Já Serra disse que sua campanha defenderá os ¿valores cristãos¿, enquanto o locutor ressaltou que o tucano ¿sempre condenou o aborto e defendeu a vida¿ e nunca se envolveu em escândalos. Os dois agradeceram os votos recebidos no primeiro turno e elogiaram Marina.

O programa do tucano mostrou que o PT foi contra o Plano Real e não votou pela eleição de Tancredo Neves, em 1985. Serra também explorou a falta de experiência política de Dilma. O locutor chegou a comparar Dilma ao ex-presidente Fernando Collor, afirmando que o Brasil já tinha esgotado sua cota de eleger ¿desconhecidos¿. Mas foi a questão religiosa a mais explorada.

¿ Quero nesse segundo turno, acima de tudo, uma campanha em defesa da vida, uma campanha cheia de futuro e esperança no Brasil, com um compromisso com os nossos valores mais sagrados. E vamos debater com muita clareza qual dos dois modelos de governo é melhor para o nosso país. Estou sofrendo na pele uma das campanhas mais caluniosas que o Brasil já assistiu. Mas, igual ao presidente Lula, que também foi vítima de calúnias, não me afastarei do rumo certo ¿ disse Dilma.

O próprio presidente Lula apareceu, defendendo Dilma: ¿ O que vocês estão vendo acontecer com a Dilma aconteceu comigo no passado. Quando pessoas saíram do submundo da política mentindo ao meu respeito: dizendo que eu iria fechar as igrejas, mudar a cor da bandeira.

A locutora do programa do PT diz que Dilma está sendo vítima de uma campanha caluniosa na internet, ¿da corrente do mal¿, mas diz que a petista é uma ¿mulher honesta e que respeita as religiões¿. Ela pede às pessoas que entrem no site da campanha e respondam às mensagens com outra mensagem, a ¿corrente do bem¿.

Serra disse que quer fazer um ¿governo de união¿ e defender os ¿valores da família brasileira¿. O locutor ressalta que Serra ¿sempre condenou o aborto¿. Em seguida, o programa explora imagens de uma grávida, mostrando o programa ¿Mãe Brasileira¿, do governo de São Paulo, porque ¿o dom da vida é o mais bonito e o mais sagrado que a gente recebe¿.

¿ Quero ser um presidente com postura, equilíbrio e que defenda os valores da família brasileira, os valores cristãos, a democracia, o respeito à vida e ao meio ambiente.

Agora, somos esse sentimento de união. A união de todos os brasileiros de bem. Você me conhece: não mudo de opinião em véspera de eleição ¿ disse Serra, acrescentando em outro momento: ¿ Com Deus, com amor no peito pelo Brasil, braços dados, cabeça erguida e o coração leve, vamos à vitória pela Presidência e pelo Brasil.

Os dois programas também mostraram governadores e parlamentares eleitos. Dilma diz que tem o apoio de 11 dos 18 governadores já eleitos.

¿ Quero começar este programa agradecendo a Deus por me ter concedido uma dupla graça: ter sido a candidata mais votada no primeiro turno e ter a oportunidade agora de discutir melhor minhas propostas e de me tornar ainda mais conhecida. Chamo sua atenção para o fato: se a gente somar meus votos com os da candidata Marina Silva, a gente vê que cerca de 67% dos brasileiros querem uma mulher na Presidência.

O programa do PSDB mostrou os governadores eleitos Geraldo Alckmin (SP), Antonio Anastasia (MG), Beto Richa (PR) e Raimundo Colombo (SC), além do senador eleito Aécio Neves (MG).

¿ Queria me congratular com a Marina Silva pela votação expressiva.

Ela contribuiu para o jogo democrático no Brasil. Com Deus, com amor no peito pelo Brasil, braços dados, cabeça erguida e o coração leve. Vamos à vitória pela Presidência e pelo Brasil ¿ afirmou Serra.

O locutor do programa tucano diz que o PT de Dilma ficou contra Tancredo Neves e o Plano Real: ¿a Dilma, ninguém sabe, ninguém viu¿.

Logo depois do almoço, o presidente Lula gravou mensagens para o programa eleitoral de Dilma e para as campanhas dos aliados que disputam o segundo turno. O compromisso, durante o expediente, obrigou o Palácio do Planalto a divulgar quatro versões para a agenda de Lula. Parte dos compromissos previstos para a tarde de ontem foi cancelada para que Lula se dedicasse às gravações, no estúdio montado pelo PT.

COLABOROU: Luiza Damé