Título: Cabral reafirma compromissos
Autor: Bruno, Cássio; Marqueiro, Paulo
Fonte: O Globo, 10/10/2010, O País, p. 22/23

Governador assina lista de promessas publicada pelo GLOBO Inicialmente, ele relutou e não quis assinar embaixo.

Disse que só o faria depois de consultar o seu coordenador de programa de governo, Régis Fichtner. O assunto em questão era a publicação de uma página no GLOBO (¿Para cobrar de Cabral¿), no dia seguinte ao das eleições, com 60 promessas feitas pelo governador Sérgio Cabral ao longo da campanha eleitoral. Entre os compromissos até 2014, estão a instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em todas as favelas dominadas pelo tráfico de drogas e pelas milícias, a construção de 50 novas escolas e de 15 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além da extensão do metrô até a Barra.

¿ Assino. Mas tem que checar se estão todas (as promessas) aí. Deixa eu ler primeiro. Tenho que ler com calma. Isso demandaria um pouco mais (de tempo). O Régis (Fichtner, chefe da Casa Civil) está viajando com a família. Quero que o Régis, coordenador do meu programa de governo, veja. Tem que ter calma para assinar.

Não é que eu não assine. Se quiser adiar. Assinar, eu assino.

Mas não é porque vocês publicaram uma página inteira que eu tenho que assinar ¿ diz Cabral ao receber um exemplar do jornal e antes de pedir a opinião da assessora de imprensa, Valéria Blanc, sobre o assunto.

Na relação, foram incluídas promessas ditas por Cabral em entrevistas, no programa eleitoral na TV e no rádio e divulgadas em seu programa de governo. Além de compromissos firmados nas áreas de segurança, saúde, educação e transportes, o governador falou sobre infraestrutura, como asfaltar, até o fim do segundo mandato, cerca de 8.500 ruas na Baixada Fluminense e em São Gonçalo. Os recursos, segundo ele, viriam dos cofres do estado (R$ 1,5 bilhão), de financiamentos internacionais e da União, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2).

Cabral também prometeu acabar com todos os lixões do estado, dar mais transparência aos gastos públicos e realizar concursos para 50 mil vagas. Com investimentos da ordem de R$ 3,1 bilhões, o governador pretende ainda erguer 138 mil novas unidades habitacionais em áreas carentes. E mais: garante contratar 25 mil novos policiais militares, sendo 12 mil para as UPPs.

Com isso, o efetivo chegará a 65 mil PMs. Na economia, Cabral planeja reduzir a alíquota do ICMS no setor de turismo de 4% para 2%.

Em 2008, o recém-eleito prefeito Eduardo Paes também assinou embaixo de suas 83 promessas de campanha. Paes demorou 20 minutos para ler, concordar e dizer que todas seriam cumpridas até o fim de sua gestão, em 2012.

A entrevista com Cabral prossegue. Por um instante, ele interrompe: ¿ Deixa eu dar uma olhada aqui. Eu tenho medo de dar uma leitura... O que você acha, Valéria? Cabral põe os óculos, pega o jornal e lê os compromissos em alguns segundos, entre um gole e outro de suco de melancia, diante das testemunhas: o vice Luiz Fernando Pezão, a assessora de imprensa e os repórteres do GLOBO.

Neste momento, o fotógrafo Berg Silva já ia saindo da sala quando o governador emenda: ¿ Peraí, eu vou assinar. Tudo que está aqui (no jornal) é verdade. Está corretíssimo. Onde vocês querem que eu assine? Impecável! ¿ decreta Cabral, para, em seguida, segurar a caneta com mão direita, rabiscar a data (6/10/2010, dia da entrevista), o nome, avisar que manterá a lista de promessas à mostra em seu gabinete e, por fim, deixar-se fotografar.