Título: Na TV, comparação de biografias e governos
Autor:
Fonte: O Globo, 10/10/2010, O País, p. 14

Petista é entrevistada pelo presidente, e tucano afirma que ela depende do padrinho político BRASÍLIA. No programa eleitoral de Dilma Rousseff ontem à tarde, o destaque foi a apresentação das obras do PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento 2). Além disso, foi elaborado, de última hora, um quadro em que Dilma é entrevistada pelo presidente Lula e promete erradicar a miséria no país.

Os dois temas foram colocados no programa para abafar a ¿agenda negativa do aborto¿.

O tema só foi abordado de forma indireta por Dilma, numa cena em que ela aparece numa casa de uma família de classe média se dizendo ¿a favor da família e da vida¿.

O programa da tarde do tucano José Serra foi praticamente uma repetição da edição de sexta-feira. Numa forte ofensiva, foi ao ar a estratégia de ¿choque de biografias¿ de Serra e Dilma. A propaganda afirmou: ¿Serra construiu a carreira com muito trabalho e muito esforço, diferente da Dilma, que nunca disputou uma eleição e só chegou até aqui pela mão do seu padrinho político¿.

Para responder aos ataques, o programa do PT apresentou a biografia da candidata, ocupando cargos públicos no Rio Grande do Sul e no governo Lula.

Em seguida, surge a afirmação: ¿Quem tem uma biografia dessa, tem tudo para ser a primeira presidente do Brasil¿.

O quadro em que Lula entrevista Dilma foi gravado na tarde da sexta-feira. Ele chegou a cancelar parte da agenda para gravar com a candidata. O programa do PT ainda resgatou com força a estratégia de comparar os governos de Lula e Fernando Henrique Cardoso.