Título: Intercâmbio e troca de experiência
Autor: Godoy, Fernanda
Fonte: O Globo, 13/10/2010, Economia, p. 17

NOVA YORK. A próxima etapa do trabalho desenvolvido pelo Fórum Econômico Mundial é promover o intercâmbio de histórias de sucesso, para ajudar governos e empresas a mudarem suas políticas, promovendo a igualdade entre os gêneros. O principal propósito, segundo a economista Saadia Zafiri, coordenadora do estudo Gender Gap, é garantir que essas informações estejam acessíveis a todos que quiserem mudar suas políticas.

O próximo encontro regional de América Latina do Fórum Econômico Mundial será no Brasil em 2011 e o objetivo é promover a troca de experiências.

É que, segundo Saadia, dentro de uma mesma região os resultados são díspares e, por isso, é importante detalhar o que vem sendo feito para melhorar a situação das mulheres. Até mesmo em regiões onde historicamente elas são oprimidas, como no Oriente Médio, há diferenças entre os países.

¿ Os Emirados Árabes Unidos estão subindo no ranking, mas o Iêmen é o último da lista dos países. São culturas semelhantes, mas que estão aplicando políticas muito diferentes ¿ avalia Saadia, comentando que, há 20 anos, os Emirados Árabes Unidos estavam fazendo um grande esforço para aumentar os níveis de educação das mulheres e, o próximo passo, será a integração à força de trabalho.

Para Saadia, as barreiras culturais não devem ser vistas como intransponíveis, seja no mundo muçulmano ou nas sociedades onde há igualdade entre os sexos, como é entre os países nórdicos.

¿ Mesmo nos países nórdicos a licença compartilhada entre mães e pais não era a norma há dez ou 20 anos. Através de uma mudança nas políticas sociais, foi possível mudar a norma ¿ concluiu Saadia.

(Fernanda Godoy)