Título: Ibope: Dilma tem 49%, e Serra, 43%
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 14/10/2010, O País, p. 10

Diferença entre os dois hoje é de seis pontos; na votação do primeiro turno, a distância foi de 14,3 pontos BRASÍLIA. Pesquisa do Ibope sobre as intenções de voto na corrida presidencial mostra uma redução na vantagem da candidata do PT, Dilma Rousseff, sobre o tucano José Serra.

Dilma tem 49% das intenções de voto e Serra, 43%. Dos entrevistados, 5% declararam que vão votar em branco ou anular o voto e 3% estão indecisos.

Se considerados só os votos válidos, Dilma tem 53% e Serra, 47%. A diferença de seis pontos percentuais é menor do que a verificada no resultado final do primeiro turno da eleição, de 14,3 pontos.

Na pesquisa, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal ¿O Estado de S.Paulo¿, a diferença entre os dois também é menor do que os índices divulgados pelo Instituto Datafolha, no último fim de semana, que indicavam diferença de sete pontos nos votos totais, e de oito pontos, nos votos válidos. No primeiro turno, a candidata do PT obteve 46,91% dos votos válidos, enquanto José Serra ficou com 32,61%.

Pesquisa feita após o debate

A pesquisa do Ibope divulgada ontem já reflete a repercussão do primeiro debate do segundo turno, realizado no domingo à noite pela TV Bandeirante.

O primeiro embate direto entre Serra e Dilma foi marcado por uma mudança de postura principalmente da petista, que se mostrou mais agressiva. Dilma disse que foi apenas ¿assertiva¿.

Ataques e acusações mútuas foram a tônica do debate, que abordou temas polêmicos como o aborto, já fartamente explorado na internet e no meio religioso. A candidata petista acusou a campanha do adversário de ser a origem de boatos que estariam prejudicando a sua imagem. O tucano revidou, acusando Dilma de ter duas caras.

A propaganda eleitoral também seguiu a mesma linha, com acusações dos dois lados da campanha e abordagem de temas como as privatizações do governo de Fernando Henrique Cardoso, apontadas como o fator que derrotou Geraldo Alckmin na disputa com o presidente Lula, em 2006.

Na pesquisa do Ibope ¿ a primeira realizada pelo instituto no segundo turno ¿ foram ouvidos 3.010 eleitores em todo o território nacional, entre os dias 11 e 13 de outubro. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 35669/2010.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na primeira pesquisa do Instituto Datafolha para o segundo turno, divulgada no sábado, dia 9, Dilma aparece com 48% das intenções de voto e Serra, com 41%. Naquela amostragem, realizado no dia 8 em todo o país, 4% dos entrevistados disseram que votarão em branco ou anulariam o voto e 7% estavam indecisos.

Computados apenas os votos válidos, a petista tinha 54% dos votos e o tucano, 46%, segundo o Datafolha.

Naquela amostragem, 89% declararam estar totalmente decididos em relação ao candidato que escolheram, enquanto 10% admitiram que poderiam ainda mudar seu voto. Entre os eleitores de Marina Silva (PV), Serra ficaria com 51% e Dilma com 22%, segundo a Datafolha.

COLABOROU André de Souza