Título: Dilma tem negociado com Garotinho
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 14/10/2010, O País, p. 3

A revogação do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNH3) é o que deverá definir o apoio do Partido da República (PR) à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Em duas conversas por telefone com Dilma, o ex-governador Anthony Garotinho, principal liderança do partido no Rio, cobrou da candidata o fim do PNH3 - que consiste num protocolo de intenções do governo, sem força de lei, mas que trata de assuntos como aborto e tem contrariado o segmento evangélico do PR.

As lideranças do partido se reúnem hoje no Rio para discutir apoio a Dilma. Caso o partido não tenham garantia de que o PNH3 será revogado ainda no governo Lula, deverá optar pela neutralidade no segundo turno. O apoio de Garotinho a Dilma é uma das estratégias do PT para atrair votos dos evangélicos. Garotinho foi eleito deputado federal com 694 mil votos. Mas, segundo aliados do ex-governador, não é apenas a questão do aborto que pode impedir o apoio do partido a Dilma.

Em entrevista ao portal IG, Garotinho afirmou que o partido é contra a legalização da prostituição como profissão, com FGTS e aposentadoria. O ex-governador acrescentou que o PNH3 prevê que a rede pública seja autorizada a fazer operações de mudança de sexo.