Título: Lula diz que ricos têm medo de Dilma
Autor: Herdy, Thiago; Martin, Isabela
Fonte: O Globo, 16/10/2010, O País, p. 11

Presidente faz campanha com petista em Minas; no Ceará, Serra leva bronca de padre em missa que acaba em tumulto

BELO HORIZONTE e CANINDÉ. Enquanto a candidata do PT à Presidência, Dilma Roussef, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dedicaram o dia de ontem à campanha em Minas Gerais ¿ onde Lula disse que os ricos têm ¿preconceito e medo¿ da petista ¿, José Serra (PSDB) esteve em Canindé, no Sertão do Ceará, onde participou de uma missa que terminou em tumulto. O tucano ainda ouviu uma bronca do padre durante a celebração.

Dilma e Lula reagiram ontem à ofensiva de Serra e do senador eleito Aécio Neves (PSDB), que prometeu virar a eleição a favor do tucano em Minas, o segundo maior colégio eleitoral do país. Quando a carretada petista passou por bairros nobres, Lula foi alvo de protestos. E reagiu:

¿ Fico constrangido. Os ricos foram os que mais ganharam dinheiro no meu governo. O que eles não conseguiram superar foi o preconceito contra um metalúrgico ser presidente e fazer pelo Brasil o que eles não conseguiram. (...) Agora, é preconceito e medo de ver uma mulher ganhar as eleições.

Já Dilma aproveitou para exaltar a sua origem.

¿ Nasci aqui, e essa terra me ensinou os valores da liberdade ¿ disse, antes de citar Juscelino Kubitschek, Tiradentes e Tancredo Neves.

No Ceará, Serra participou de uma missa em homenagem a São Francisco de Canindé. A presença do tucano não agradou ao padre, frei Jean, que ficou irritado com o tumulto. Embora não tenha citado o candidato, as críticas foram claras. No sermão, disse que ¿nem todos estavam ali com o mesmo objetivo¿:

¿ Não me refiro a A ou B, mas a quem não está prestando atenção. Se você está aqui com outra intenção, saia.

O frei citou um panfleto que, segundo ele, estava sendo distribuído na missa apontando motivos para não se votar em Dilma. Um deles dizia que ela era a favor do aborto:

¿ Acusam a candidata do PT em nome da Igreja, mas não estamos autorizando isso.

Serra deixou o templo sob tumulto. Militantes do PT cercaram a van do tucano e houve briga entre as duas militâncias. Serra minimizou as críticas do padre e disse que ele só reclamou do tumulto.