Título: Grandes projetos não ajudam, diz sociólogo
Autor: Fabrini, Fábio; Maltchik, Roberto
Fonte: O Globo, 16/10/2010, O País, p. 13

Francisco de Oliveira condena a transposição do São Francisco, "uma obra faraônica"

BRASÍLIA. Bandeira histórica em eleições, a solução para as mazelas da seca integra a retórica de governantes brasileiros desde o Império. Na estiagem de 1872, já se atribuía a Dom Pedro II a promessa de vender as joias da coroa para ajudar o Nordeste. Nem os tesouros do Império foram empenhados, nem os presidentes que vieram depois fizeram muito pelo sertanejo, para o sociólogo Francisco de Oliveira, estudioso do assunto e professor emérito da Universidade de São Paulo (USP).

- As condições de vida do sertanejo melhoraram, mas pouco. Felizmente, as pessoas saem daquela região. O erro não foi o êxodo (rural), mas não preparar as cidades para recebê-los e transformá-las em amontoados de pobres - comenta.

Para o sociólogo, o país insiste em saídas equivocadas para o sertão, como os projetos grandes hídricos, que favorecem a implantação de lavouras.

- É um erro pensar em grandes obras, querer estender a irrigação por todo o semiárido. O solo não é favorável à agricultura permanente, em larga escala, e não há como competir com as demais regiões - explica.

Na visão do professor, o ideal seria pensar em projetos de desenvolvimento de pequenas regiões, após estudo aprofundado das características e potencialidades.

- A pecuária de pequenos animais e a irrigação em pequena escala dariam mais certo - sugere ele, que classifica a transposição do Rio São Francisco de uma aventura. - É a velha história de investir numa obra faraônica.

O sociólogo diz que os instrumentos do Estado para desenvolver o Nordeste se enfraqueceram, como a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que perdeu força no governo Fernando Collor e foi extinta por Fernando Henrique Cardoso. E, apesar de recriada por Luiz Inácio Lula da Silva, não foi estruturada adequadamente.

- Hoje se é um prédio, sem ação - critica.