Título: São Francisco nos planos dos dois candidatos
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 16/10/2010, O País, p. 14

Transposição será mantida por ambos

BRASÍLIA. Minimizar o impacto da seca, especialmente no semiárido nordestino, é tema que preocupa os dois candidatos à Presidência. Por e-mail, O GLOBO questionou Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) sobre como vão combater os efeitos da seca. Eles se comprometeram a continuar a transposição do Rio São Francisco e listaram ações para frear a instabilidade no acesso à água potável.

Dilma afirma que o governo projeta investimentos de R$12,1 bilhões do PAC 2, entre 2011 e 2014, para ¿garantir a oferta de água para a população, em sistemas de abastecimento, em adutoras, em perímetros de irrigação e no projeto de revitalização e integração do Rio São Francisco¿. Também diz que serão 54 obras para melhorar os indicadores de saúde das comunidades ribeirinhas do Norte. Para além do Norte-Nordeste, promete construir sistemas de irrigação no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Serra promete criar o projeto Semiárido 2020, que prevê o atendimento de 21 milhões de pessoas em 1.133 municípios do Nordeste e no norte de Minas. Entre as propostas, estão redes de distribuição e cisternas para abastecimento de água potável, além do estímulo a implantação de agropolos, usando tecnologia para capacitar a mão de obra local. No projeto de transposição do São Francisco, Serra diz que vai desassorear o leito do rio, realizar o reflorestamento de matas ciliares e a recuperação de áreas degradas.