Título: Na China, poucas chances de sobreviventes
Autor:
Fonte: O Globo, 18/10/2010, O Mundo, p. 31
Presidente do Chile oferece ajuda para resgatar grupo de mineiros chineses soterrados
PEQUIM. Na contramão da alegria chilena pelo resgate bem-sucedido dos 33 operários da mina San José, ontem, na China, equipes de resgate admitiram haver pouquíssimas chances de encontrar com vida os 11 mineiros desaparecidos no desabamento de uma mina de carvão em Yuzhou, na província de Henan, no centro do país. Outros 26 trabalhadores morreram no acidente, ocorrido na manhã de sábado.
¿ Baseado em experiências anteriores, os 11 mineiros podem ter sido soterrados e asfixiados pelo pó de carvão, o que significa que as chances de sobrevivência são baixas ¿ afirmou o chefe das equipes de resgate, Du Bo.
Os socorristas tiveram de retirar toneladas de pó de carvão do túnel da jazida para chegar ao local onde os trabalhadores ficaram presos, além de enfrentar as altas concentrações de gás e o risco de deslizamento de rochas. Segundo as investigações iniciais, 170 mil metros cúbicos de gás vazaram da mina no acidente, quantidade capaz de produzir pelo menos 2.500 toneladas de pó de carvão.
¿ Felizmente, não houve explosão de gás. Caso contrário, as consequências seriam desastrosas ¿ explicou à agência estatal chinesa Xinhua um socorrista identificado apenas como Wang.
Enquanto os equatorianos ainda tentam encontrar os corpos de dois trabalhadores mortos no sábado, numa jazida de ouro em Portovelo, na província de El Oro, junto à fronteira com o Peru, na Colômbia especialistas começaram a perfurar ontem um quarto túnel para tentar resgatar dois mineiros presos desde terça-feira numa mina de carvão na cidade de Tasco, no departamento de Boyacá. Os esforços para retirar da terra Hernán Alfonso Barrera e John Fredy Ordóñez foram atrapalhados ¿ e chegaram até a ser interrompidos por várias horas ¿ pela presença de gás metano na jazida.
Chile anuncia envio de réplica da Fenix II a exposição em Xangai
Ainda colhendo os louros do resgate no Atacama, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, ofereceu ajuda aos governo de China e Equador para resgatar os trabalhadores. Segundo pesquisa divulgada ontem pelo jornal chileno ¿La Tercera¿, 62% dos chilenos afirmam que o resgate dos 33 da mina San José fez melhorar sua percepção acerca do presidente.
¿ Espero que os trabalhadores chineses que sofreram um acidente, e também no Equador, possam sair com vida. E sim, poderemos ser de alguma ajuda. Sabem que podem contar conosco ¿ afirmou Piñera, em visita ao Reino Unido.
Além da oferta presidencial, o ministro chileno do Interior, Rodrigo Hinzpeter, anunciou ontem que vai enviar à China uma das cápsulas Fenix II criadas especialmente para o resgate de Copiapó. A estrutura será exposta no pavilhão chileno da feira de negócios Expo-Xangai 2010.
Apesar de não ter sido a cápsula que trouxe à superfície os 33 mineiros presos há 70 dias na mina San José, foram criadas outras duas réplicas idênticas para o caso de a Fenix II apresentar qualquer problema técnico durante o resgate.
¿ A cápsula viaja a Xangai e deve ficar em exposição já a partir de amanhã, como forma de divulgar a epopeia extraordinária vivida na mina ¿ afirmou Hinzpeter à TV Nacional do Chile.