Título: Reino Unido e Portugal prometem mais cortes
Autor:
Fonte: O Globo, 18/10/2010, Economia, p. 23
Países buscam reduzir seus déficits para conquistar a confiança de investidores
LONDRES e LISBOA. O Reino Unido vai combater as fraudes na Previdência, cortar gastos e pressionar os bancos a pagarem mais impostos a fim de reduzir o déficit orçamentário, afirmou ontem na BBC o ministro das Finanças, George Osborne. Na quarta-feira, o governo vai apresentar uma revisão dos gastos públicos, com cortes que devem chegar a 83 bilhões de libras nos próximos quatro anos.
¿ Estávamos à beira da falência. Se vamos crescer e gerar empregos no futuro, temos de voltar a ser um lugar onde as pessoas podem investir com confiança.
Osborne ainda rebateu as críticas da oposição, que chamou o plano do governo de ¿masoquismo econômico¿. Ele prometeu reduzir o déficit, hoje em 11% do Produto Interno Bruto (PIB), para 2% do PIB em 2015.
Já Portugal tenta reduzir o rombo dos atuais 7,3% para 4,6% do PIB em 2011. O Orçamento para 2011, entregue sexta-feira ao Parlamento, prevê crescimento do PIB de apenas 0,2%, menos da metade da projeção anterior, de 0,5%, e muito abaixo da estimativa para 2010, de 1,3%. O ministro de Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, disse que este é o Orçamento ¿mais importante dos últimos 25 anos¿. O Parlamento, no qual o governo socialista tem minoria, precisa aprovar o documento. Santos disse que o país terá de pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI) se o texto não passar.