Título: Eletrobras: diretor não articulou o empréstimo
Autor:
Fonte: O Globo, 18/10/2010, O País, p. 13
Cardeal não se reuniu com as duas empresas beneficiadas, diz estatal BRASÍLIA. A Eletrobras divulgou na internet o teor de sua resposta à revista ¿Época¿, que publicou neste fim de semana uma denúncia de que Valter Cardeal, o diretor de Planejamento e Engenharia da estatal, estaria envolvido num empréstimo irregular de 157 milhões de euros.
Segundo a Eletrobras, Cardeal, que é também presidente do Conselho de Administração da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), nunca se reuniu com os representantes das empresas Winimport e Hamburgo para discutir empréstimos destas com o banco alemão KfW.
A Eletrobras diz ainda que Cardeal jamais convidou Luciano Prozillo, representante da Winimport, para expor detalhes de financiamentos do banco KfW à empresa. Indagada se a companhia brasileira teve acesso ao resultado de sindicância realizada pela CGTEE sobre irregularidades, a estatal respondeu: ¿A Eletrobras teve acesso ao Relatório da Comissão de Sindicância sobre as supostas irregularidades cometidas por um ex-diretor e por um ex-advogado da CGTEE e apoiou todas as medidas determinadas pelo Conselho de Administração da CGTEE, que compreenderam o afastamento do ex-diretor e procedimentos policiais e judiciais, nas áreas criminal e cível, em andamento no Judiciário Federal¿.