Título: A potência da hidrelétrica
Autor:
Fonte: O Globo, 18/10/2010, O País, p. 13
Apesar da grande polêmica em torno do projeto de construção e operação da usina no Rio Xingu, no Pará, Belo Monte será a maior hidrelétrica inteiramente brasileira, superando a binacional Itaipu, localizada na fronteira com o Paraguai. Sua potência instalada será de 11.233 MW, com um lago de 516 quilômetros quadrados.
A previsão é que, quando concluída, a usina será a terceira maior hidrelétrica do mundo, perdendo apenas para Três Gargantas, na China, e Itaipu. Seu custo é estimado hoje em R$ 19 bilhões e, pelas atuais projeções, Belo Monte poderá abastecer o equivalente a 26 milhões de habitantes.
Dois consórcios disputaram Belo Monte. O vencedor, chamado de Norte Energia, é formado por nove empresas de peso no setor energético brasileiro, entre geradores e empreiteiras.
O outro foi o Belo Monte Energia.
A hidrelétrica será construída seguindo rigorosos critérios ambientais, determinados pelo Ibama. Antes mesmo do início da obra, o Ministério Público do Pará vem se posicionando contra o empreendimento e já tentou barrar o projeto na Justiça em várias ocasiões.