Título: Em nota, diretor diz que não há ilegalidade
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 18/10/2010, O País, p. 12

No entanto, não responde sobre parceria

SÃO PAULO. O diretor de Engenharia da Eletrobras, Valter Cardeal, em nota encaminhada por sua assessoria, afirma que ¿não há conflito de interesses¿ entre suas atividades no sistema Eletrobras e as atividades de seu irmão, o engenheiro Edgar Cardeal.

¿O engenheiro Edgar Luiz Cardeal é meu irmão e trabalha em projetos de energia elétrica há mais de 42 anos. Nenhum desses projetos faz parte de programas sob a minha coordenação, portanto, não há conflito de interesses entre as atividades de meu irmão e as minhas, no Sistema Eletrobras¿, afirma Cardeal.

A assessoria foi questionada a respeito da ¿parceria¿ entre a Eletrosul, subsidiária da Eletrobras, e a empresa ECBrasil, com a qual Edgar Cardeal faz negócios. Porém, não obteve resposta. O anúncio da parceria foi levado à Prefeitura de Pinheiro Machado por Edgar Cardeal, que intermediou o uso de terras da região com o vice-prefeito, José Antonio Rosa. O GLOBO tentou contato com o empresário Ricardo Pigatto e com a Prefeitura de Pinheiro Machado. Edgar Cardeal também não foi localizado.

¿Reafirmo que o engenheiro Edgar Luiz Cardeal não presta serviços a empresas do Sistema Eletrobras. Trabalha como consultor, engenheiro e empresário para projetos do setor elétrico privado, por meio da DGE Desenvolvimento e Gestão de Empreendimentos, empresa de sua propriedade. As condições de pagamento dos serviços com a DGE são estabelecidas apenas pelas contratantes¿, reiterou.