Título: Lula vai a BH com Dilma para reduzir efeito Aécio na campanha de José Serra
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 15/10/2010, O País, p. 3

Adesivo petista lembra que candidata é mineira; PT aposta no eleitorado verde

BELO HORIZONTE. Para contrabalançar o engajamento de Aécio Neves (PSDB) na campanha de José Serra (PSDB), o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, reuniu-se ontem com o comando da campanha de Dilma Rousseff (PT) em Minas Gerais para acertar detalhes da visita da candidata amanhã a Belo Horizonte e definir a estratégia até as eleições. Dilma desembarca na capital mineira com o presidente Lula para o maior ato de campanha da petista no estado.

Os petistas mineiros vão explorar o fato de Dilma ter nascido em Minas para tentar neutralizar a ação dos tucanos. Ontem, eles apresentaram o adesivo que pretendem espalhar pelo estado com a mensagem "Dilma é Minas na Presidência".

Os coordenadores da campanha deram sinais de que o principal desafio do partido é ignorar feridas decorrentes da derrota na disputa pelo governo de Minas e pelo Senado até o fim do segundo turno. O partido terminou as eleições dividido pelas correntes que apoiavam o ex-prefeito Fernando Pimentel (PT) ao Senado e o ex-ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias (PT) para vice-governador. Os dois participaram do encontro de ontem, em lados apostos da mesa.

- Você tem duas correntes dentro do PT, mas na disputa eles estão do mesmo lado. Não é o momento de fazer avaliações das eleições estaduais, é o momento de eleger o presidente da República - defendeu Dutra, que pretende mobilizar aliados para realizar o maior número de eventos para Dilma no estado.

- É uma campanha de tiro rápido, são 100 metros rasos. Temos que fazer o máximo de atividades possíveis - afirmou o presidente do partido.

Uma das principais apostas do partido é a conquista dos votos do eleitorado de Marina Silva (PV). Ela obteve 2,2 milhões de votos no estado, 560 mil na capital Belo Horizonte. Marina somou 39,8% dos votos válidos dos belorizontinos, contra 30,9% de Dilma e 27,7% de Serra.

- Há uma proximidade muito maior entre a Marina e nós. Ela foi fundadora do PT e militante por mais de 30 anos. Nossa tarefa é mostrar ao eleitorado que o mais próximo do projeto da Marina é o projeto da Dilma - disse Dutra.

Representantes do PMDB não apareceram no encontro de ontem, mas prometeram se mobilizar hoje. O candidato a vice-presidente na chapa de Dilma, Michel Temer (PMDB), viaja hoje a Belo Horizonte para cobrar o engajamento de aliados.