Título: Férias para reforçar a campanha de Dilma
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 15/10/2010, O País, p. 12

Cotado para ser ministro, secretário de Política Econômica deixa o governo

BRASÍLIA. Principal articulador das ações do governo para combater os efeitos da crise financeira mundial e braço-direito do ministro da Fazenda, Guido Mantega, o secretário de Política Econômica, Nelson Barbosa, decidiu tirar férias para ajudar na campanha da petista Dilma Rousseff. Barbosa - um dos principais nomes cotados para o cargo de ministro da Fazenda num eventual novo governo do PT - afirmou ontem que já vinha dando sugestões em seus horários de folga, mas que agora terá mais tempo para se dedicar a esse trabalho.

A decisão vai na mesma linha da adotada pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que se afastou temporariamente do cargo para reforçar a campanha de Dilma.

- Estou tirando o resto de um período de férias relativo a 2009. Terei uns dias para descansar e posso dar sugestões à campanha - disse Barbosa.

Nelson Barbosa, que ajudou na elaboração do plano econômico de governo para reeleição do presidente Lula, em 2006, está na equipe econômica desde 2003.

Durante a criação do PAC e do Minha Casa, Minha Vida, ele ficou próximo de Dilma, então ministra da Casa Civil. Os laços se consolidaram com a formulação do marco regulatório para exploração de petróleo no pré-sal. Nos círculos petistas, é atribuído a Barbosa um esboço de proposta de reforma da Previdência a ser apresentada em eventual vitória petista.

A entrada de Barbosa na campanha poderá afinar o discurso da candidata com o que vem sendo feito pelo atual governo. Além disso, ele irá contribuir com propostas mais concretas na área e com a melhor forma de rebater as do adversário José Serra, candidato do PSDB.