Título: Dilma faz defesa do plano de Marina
Autor: Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 15/10/2010, O País, p. 16

BRASÍLIA. Para tentar evitar um novo desgaste com a senadora Marina Silva (AC), que foi candidata do PV à Presidência, a petista Dilma Rousseff fez ontem uma defesa enfática do Plano Amazônia Sustentável (PAS). Considerado a principal herança de Marina quando era ministra do Meio Ambiente, o PAS foi debatido num seminário organizado pelo governo, em que representantes de ministérios defenderam alterações no plano, como noticiou o jornal "Folha de S.Paulo".

A notícia causou grande desconforto na campanha de Dilma, principalmente no momento em que se tenta uma aproximação com Marina para conquistar parte dos quase 20 milhões de votos da candidata verde no primeiro turno. De forma reservada, um coordenador da campanha considerou grave erro o governo discutir eventuais alterações no PAS neste momento para incluir projetos de mineração, defesa e hidrelétricas.

- O meu programa de meio ambiente é o programa desenvolvido no governo nos últimos anos. É aquela base. É preciso avançar - disse Dilma. - Agora, as bases do Plano Amazônia Sustentável, eu acho que elas estão absolutamente corretas. Até porque seria uma contradição comigo mesma. Eu ajudei a elaborar, ajudei a participar. Coordenei uma parte.

Ela afirmou ainda desconhecer as mudanças que o governo estudaria. Questionada sobre divergências com a candidata do PV quando foram ministras, Dilma disse que era melhor procurar Marina para perguntar sobre o assunto. No governo, Marina e Dilma divergiram publicamente sobre a condição da política de meio ambiente. Pressionada a agilizar licenças ambientais, Marina chegou a afirmar que perderia a cabeça, mas não o juízo.

- Em relação às questões das divergências, acho que é melhor você perguntar para a ministra Marina. Agora, eu acredito que nessa área da Amazônia, não houve divergência. Pelo menos eu não conheço, a não ser que houve em outros setores do governo - desconversou Dilma.

A petista destacou ações do governo que ajudaram a reduzir o desmatamento. O PT vai tentar incorporar no programa de Dilma propostas de Marina.