Título: Governo nega revisão de plano sobre Amazônia
Autor: Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 15/10/2010, O País, p. 16

Segundo ministra do Meio Ambiente, a ideia é ampliar o PAS

BELÉM e BRASÍLIA. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, negou ontem que o governo trabalhe na revisão do Plano Amazônia Sustentável (PAS), que teve a ex-ministra Marina Silva como uma de suas idealizadoras. A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), onde o plano está abrigado, também negou a informação, publicada ontem pelo jornal "Folha de S. Paulo". Izabella afirmou que no seminário "Visão estratégica da Amazônia" não houve discussão sobre revisão do plano, e sim de estudos para "ampliar e qualificar" o PAS. E negou ter dito que o plano é excessivamente preservacionista:

- Nunca ouvi falar de projeto para revisar o plano. Eu, como ministra do Meio Ambiente, certamente saberia se houvesse. Não conheço plano para revisar, mas para valorizar o legado do que já foi feito.

O secretário-executivo da SAE, Alfredo Salomão, lamentou que o debate da véspera tenha sido "torcido", mas admitiu que o programa precisa se atualizar:

- Rever o PAS é uma obrigação, para que o plano não se fossilize e não vire uma coisa anacrônica - discursou.

Em Belém, onde acompanhou o presidente Lula, Izabella admitiu que existe no governo um debate para que o PAS inclua todas as atividades produtivas, inclusive a mineração, tida por ambientalistas como ação antagônica à preservação da Amazônia. Ela citou, por exemplo, que o Plano de Desenvolvimento do Xingu, lançado semana passada, também contempla a mineração.