Título: Horário de verão começa domingo; consumo de energia deve cair 0,5%
Autor: Tavares, Mônica; Setti, Rennan
Fonte: O Globo, 15/10/2010, O País, p. 18

Relógio será adiantado em uma hora em Sudeste, Sul e Centro-Oeste

BRASÍLIA e RIO. O horário de verão começa no primeiro minuto de domingo. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O objetivo da medida é reduzir o consumo de energia no horário de ponta, entre 19h e 21h. Isso evita a sobrecarga do sistema, nas linhas de transmissão, e diminui os riscos de queda de energia. Segundo o secretário de Energia do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grudtner, no Sudeste e no Centro-Oeste a medida significa uma queda no consumo de 1.945 megawatts (MW), o equivalente ao gasto de energia de 62% da cidade do Rio na hora de pico.

- É também duas vezes o consumo de Brasília, como se os moradores deixassem de consumir no horário de ponta.

Os relógios serão adiantados nos estados de Rio, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O horário de verão terminará em 20 de fevereiro de 2011.

No caso do Sul, a redução no horário de ponta será de 585 MW, o equivalente ao consumo entre 19h e 21h de 75% de Porto Alegre. Segundo o secretário, o consumo varia durante o dia: na madrugada, é bem pequeno; aumenta um pouco de manhã; cai novamente na hora do almoço; sobe à tarde; e cresce ao máximo entre 19h e 21h, por isso é chamado de ponta ou pico.

- Além da economia de energia com o aproveitamento da luminosidade, o horário de verão beneficia cidades turísticas, como o Rio, pois prolonga a faixa de tempo para o lazer. Ele também reforça a segurança do sistema, o que permite ao consumidor uma resposta mais eficiente quando ele aciona o interruptor na sua casa - disse o presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp.

O horário de verão também traz um ganho, embora menor, para a queda no consumo total de energia, que deverá ficar em 0,5% nas três regiões ou de 10% da demanda de Porto Alegre.

No Brasil, o horário de verão começou a vigorar em 1931. Desde 1985, é adotado todos os anos. Ele também é usado nos EUA e em vários países da União Europeia, onde a medida vigora entre março e outubro.

A escolha dos domingos para início e fim do horário de verão visa a facilitar a adaptação às mudanças. O horário especial permite melhor utilização da luz natural ao entardecer, que acontece mais tarde no verão, e atrasa o consumo da luz artificial. Entre 19h e 22h, em que acontece maior demanda de energia, há uma coincidência: as pessoas estão chegando em casa e ligando eletrodomésticos; a iluminação pública é acionada; e as indústrias ainda estão funcionando.

O horário de verão atrasa, por exemplo, o uso da iluminação pública. Além disso, evita a geração de energia de termelétricas movidas a óleo, o que significaria aumento de custo para todos os consumidores. Este ano, o horário de verão pode ser implantado entre os dois turnos das eleições porque as urnas eletrônicas estão adaptadas. Em 2008, já houve o mesmo sistema.