Título: Acusado nega o crime
Autor: Werneck, Antônio; Mascarenhas, Gabriel
Fonte: O Globo, 16/10/2010, Rio, p. 20
Pai atribui denúncia à opinião pública
Acusado de torturar a própria filha, a menina Joanna Marcenal Marins, o técnico judiciário André Rodrigues Marins atribuiu seu indiciamento ao clamor popular gerado pela cobertura da imprensa. Segundo ele, a mídia influenciou a decisão do delegado-titular da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav), Luiz Henrique Marques Pereira. Já a mãe de Joanna, a médica Cristiane Cardoso Marcenal Ferraz diz que a conclusão do inquérito policial trouxe alívio.
¿ No dia 12, o delegado não tinha elementos para me indiciar. Como me indiciou hoje (ontem)? Não foi baseado em provas ou depoimentos de testemunhas, mas pelo clamor popular. Eu não lutaria cinco anos pela guarda da Joanna para maltratá-la ¿ reafirmou André.
Poucas horas após saber que responderá pelo crime de tortura, o técnico judiciário afirmou que o depoimento de sua ex-diarista, que disse à polícia ter visto Joanna amarrada e suja de urina e fezes na casa de André, não continha novidades.
¿ No meu depoimento, eu contei que precisei atar as mãos da Joanna para evitar que se machucasse durante as convulsões. Agora, claro, tudo é maneira como se conta. Ela (a diarista) foi muito bem orientada por alguém, contou da pior forma possível ¿ disse.
O pai de Joanna reafirmou sua inocência e disse que continuará levando uma vida normal, pelo menos até que sua prisão seja decretada, caso ocorra:
¿ Como sempre, continuo à disposição. Vou permanecer trabalhando e morando nos mesmos lugares. As autoridades têm meus endereços. Eu, meus amigos e minha família sabemos que sou inocente.
A mãe de Joanna afirmou que o desfecho do inquérito policial, embora traga conforto, não é suficiente.
¿ O indiciamento impediu que, junto com o corpo da Joanna, fossem enterradas as maldades que ela sofreu. Quero vê-lo preso, sim. Desde o início, eu sabia que tinha acontecido alguma coisa estranha com a Joanna enquanto ela estava na casa do pai ¿ lembrou.
Ela contou ainda que a festa de aniversário da filha, que faria 6 anos no próximo dia 20, já estava programada:
¿ Daríamos uma festa hoje (ontem) para comemorar o aniversário dela (Joanna) e dos meus dois outros filhos, que também fazem aniversário por agora ¿ disse.