Título: De olho no apoio do PV, PT pode rever Código Florestal
Autor: Suwwan, Leila; Brisolla, Fábio
Fonte: O Globo, 16/10/2010, O País, p. 18

Ex-coordenador da campanha de Marina, Sirkis apresenta propostas para tucanos

SÃO PAULO e RIO. O coordenador do programa de governo de Dilma Rousseff, Marco Aurélio Garcia, afirmou ontem que existe disposição do PT de lutar pelos vetos a artigos polêmicos do novo Código Florestal, reivindicações consideradas essenciais para o PV de Marina Silva, que pretende declarar seu posicionamento no segundo turno amanhã.

¿ Nós estamos dispostos a lutar pelo veto de alguns pontos que eles estão pedindo ¿ disse Marco Aurélio.

Entre esses pontos estão a anistia aos desmatadores e a redução de áreas de preservação ambiental, como matas ciliares.

¿ Há um nível de acordo muito grande nos pontos programáticos.

Mas, além disso, é importante destacar que existe afinidade e confiança. Por mais que Marina tenha divergido do governo, ela é uma figura petista e fez sua carreira no PT. Eu acho que seria um erro se associar a Serra nessa campanha ¿ disse Marco Aurélio, que coordenou os contatos com o PV.

No Rio, o deputado federal Alfredo Sirkis, ex-coordenador da campanha de Marina, apresentou ontem propostas do PV a dois emissários tucanos: o senador eleito Aloysio Nunes e Xico Graziano, coordenador do programa de governo. Se acolhidas, as sugestões podem resultar no apoio de Marina na reta final do segundo turno. O ponto sensível da conversa foi o projeto de reforma do Código Florestal. O PV tem várias restrições ao texto, do deputado federal Aldo Rebelo, do PCdoB, partido coligado à candidatura de Dilma.

¿ Foi uma discussão rica.

Eles aceitaram a maior parte dos pontos e apresentaram algumas restrições, assim como o PT ¿ avaliou Sirkis, que também se encontrou, na quinta-feira, com Marco Aurélio Garcia.

Uma das ressalvas dos tucanos está relacionada às chamadas ¿áreas de proteção permanente¿, que, no plano do PV, devem ser asseguradas em margens de rios e terrenos com aclives acentuados. Caso o proprietário tenha desmatado trechos semelhantes, a orientação verde é que a vegetação natural seja recomposta. Mas os tucanos defenderam a manutenção das culturas agrícolas ¿de longa data¿.

E citaram como exemplo os vinhedos, em áreas de aclive, e arrozais cultivados nas proximidades de rios.

¿ As observações ocorreram numa conversa. Agora, eles vão nos enviar isso por escrito. Afinal, o diabo mora nos detalhes ¿ diz Sirkis, que vai apresentar as duas propostas, do PSDB e do PT, no encontro de amanhã para discutir um eventual apoio verde no segundo turno.

Outro ponto contestado pelos emissários de Serra foi o veto proposto pelo PV à construção de novas usinas nucleares.