Título: Programas eleitorais aproveitam debate
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 19/10/2010, O País, p. 16

Dilma mostra trecho sobre denúncia de tráfico de influência em SP, e Serra, a acusação de que petista copia suas propostas

BRASÍLIA. Os programas eleitorais do tucano José Serra e da petista Dilma Rousseff exploraram ontem os trechos do debate promovido pela Rede TV! no domingo à noite. O de Serra deu espaço às propostas do candidato e mostrou as considerações finais, em que o tucano cita uma frase do Hino Nacional e pede votos. O de Dilma aproveitou a parte da denúncia de tráfico de influência envolvendo a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra para atacar o tucano.

Dilma lembrou que Erenice saiu do governo, após as denúncias.

¿Temos uma diferença em relação ao candidato Serra: nós investigamos¿, disse Dilma no programa, para em seguida acusar o tucano de nunca esclarecer nem pedir para investigar denúncias contra Paulo Vieira de Souza, o ex-diretor da Dersa (Empresa de Desenvolvimento Rodoviário de São Paulo) acusado de desviar R$ 4 milhões que teriam sido arrecadados mas não entregues à campanha de Serra (no debate, o candidato tucano negou que houvesse arrecadação ilícita em sua campanha e o desvio). A petista também citou que a filha de Souza trabalha no governo paulista e que o ex-diretor da Dersa foi preso em junho, acusado de receptação de joias roubadas.

O programa de Serra apostou nos trechos em que o candidato fala de suas propostas e realizações no governo paulista, para dizer que Dilma copiou as ideias do candidato do PSDB.

Serra reagiu também à estratégia petista de vinculá-lo à defesa da privatização, especialmente da Petrobras. Ele lembra que trabalhou pelo fortalecimento da estatal quando a petrolífera ¿ainda era uma adolescente¿ e diz que o PT explora eleitoralmente a questão das privatizações.

Depois de apresentar trechos do debate, o programa diz que a avaliação feita pela Rede TV! foi que Serra ganhou o embate no domingo à noite, a partir de um depoimento do comentarista político José Roberto Toledo. Ele coordenou uma pesquisa qualitativa para a Rede TV! durante o programa, e disse, ao fim do debate, que Serra ¿foi um pouco melhor ao longo de todo o debate¿.

A declaração foi usada no programa.