Título: Operação prende cinco no Brasil
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 20/10/2010, O País, p. 19

Suspeitos negociavam abortivos e antidepressivos pela internet em 4 estados

BRASÍLIA. Numa operação mundial de repressão ao comércio ilegal de remédios, a Polícia Federal prendeu ontem, em quatro estados, cinco pessoas acusadas de venda irregular pela internet de abortivos, antidepressivos, inibidores de apetite e anabolizantes, entre outros medicamentos. A ofensiva, lançada no início do mês, já resultou na prisão de 76 pessoas em outros 44 países. Segundo o diretor da Interpol no Brasil, Luiz Eduardo Pereira, as investigações vão continuar e poderão resultar em novas prisões.

A venda ilegal de remédios é crime hediondo, punido com até 10 anos de prisão. Na operação, batizada de Panaceia, foram presos dois suspeitos em Minas Gerais e os demais em São Paulo, Santa Catarina e Maranhão. Com o grupo, os policiais apreenderam 15 mil comprimidos. Pelo menos 60 sites no Brasil foram investigados.

Os medicamentos ¿ parte deles de venda restrita, só possível com receita médica ¿ eram oferecidos em classificados de jornais, fóruns e redes sociais. Ao longo da investigação, a Polícia Federal descobriu também que alguns consumidores foram enganados já que 37% dos remédios vendidos sequer foram entregues.

A polícia apreendeu medicamentos e computadores em 20 endereços no Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Paraíba, Santa Catarina e Ceará. Só com um dos presos os policiais apreenderam cinco mil comprimidos. Os suspeitos podem ser indiciados por contrabando e falsificação de medicamentos. Um dos investigados também teria se passado por falso médico para negociar os produtos.