Título: Lula intensifica agenda com Dilma
Autor: Damé, Luiza; Gois, Francisco de
Fonte: O Globo, 20/10/2010, O País, p. 10

Presidente fará campanha amanhã no RS; sexta, em MG; e sábado, em SP

BRASÍLIA e CATALÃO (GO). Após cobrar maior presença dos petistas e dos aliados nas ruas, o presidente Lula resolveu ele próprio animar a militância.

Mesmo reclamando de cansaço, como fez ontem a interlocutores, Lula programou uma intensa agenda com a candidata Dilma Rousseff nos próximos dias.

Ontem mesmo, ele gravou novas participações no programa eleitoral de Dilma e também no do candidato ao governo de Alagoas Ronaldo Lessa (PDT), e à noite fez comício em Goiânia.

O presidente acertou uma série de compromissos, mesclando eventos oficiais com atos de campanha. Amanhã, estará com Dilma em Caxias do Sul (RS), depois de participar de inaugurações em Rio Grande e Pelotas.

Na sexta-feira à noite, pedirá votos para Dilma em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, para tentar desarmar a ofensiva tucana em Minas Gerais. Sábado, a campanha será em São Paulo e domingo, no Rio.

¿ Eu queria que o presidente e a Dilma fossem a Maceió, mas compreendo que o Sudeste exige uma maior atenção ¿ disse Ronaldo Lessa, após encontro com Lula. ¿ Eu encontrei o presidente num ótimo dia. Mas ele me disse que está muito cansado.

A avaliação feita ontem por Lula é que o clima da campanha de Dilma melhorou muito entre o fim do primeiro turno e esta semana. Considera que a candidata está mais à vontade e consegue passar mais indignação quando provocada. Para Lula, Dilma não pode aceitar a pecha de que o PT inventou a corrupção e que o PSDB é puro.

Ontem em Catalão, no interior de Goiás, num discurso cujo mote foi a comparação de seu governo com os anteriores, Lula inaugurou ao mesmo tempo seis usinas hidrelétricas que já funcionavam desde julho. Os seis empreendimentos têm capacidade instalada de 645 MW. As obras custaram R$ 2,9 bilhões: ¿ Teve governante que passou pelo país muitos anos e não conseguiu inaugurar sequer uma hidrelétrica, e nós estamos inaugurando seis só em Goiás.

(*) Enviado especial