Título: Contra conservadores, o Obama express
Autor: Godoy, Fernanda
Fonte: O Globo, 21/10/2010, O Mundo, p. 31

Presidente percorre o Oeste para conter avanço de radicais do Tea Party

OBAMA E Michelle num evento do partido em Ohio: reforço para a campanha dos candidatos democratas

REPUBLICANOS aguardam o início de um comício do movimento conservador, em Las Vegas: parada do Tea Party Express

Opresidente dos Estados Unidos, Barack Obama, iniciou ontem uma viagem de quatro dias por estados do Oeste, seu maior esforço na reta final para as eleições do dia 2, levando argumentos e energia para tentar impulsionar os candidatos democratas. A presença de Obama deve ajudar na arrecadação de fundos para combater os adversários republicanos nos últimos ¿ e dramáticos¿ momentos de uma campanha desfavorável à Casa Branca. Obama tenta se contrapor ao Tea Party Express, a excursão de seus inimigos ultraconservadores, que desde segunda-feira percorre o país de costa a costa, instigando a raiva dos eleitores com a crise econômica.

Obama começou por Oregon o périplo por estados onde venceu as eleições presidenciais, mas nos quais os democratas estão encontrando dificuldades. De lá, seguirá para Seattle, no estado de Washington, onde deve ajudar a arrecadar fundos para a senadora Patty Murray, que corre o risco de não se reeleger após três mandatos. Em 2008, Obama venceu no estado com 17 pontos de vantagem sobre o republicano John McCain.

Segundo David Axelrod, assessor de Obama na campanha presidencial e na Casa Branca, a meta do presidente é explicar aos eleitores as escolhas que estão diante deles. A Casa Branca acredita que a maioria dos eleitores independentes, que em 2008 votou em Obama, ficará com os democratas.

¿ Nossa missão é passar energia às pessoas e fazer com que elas entendam o que realmente está em jogo nesta eleição ¿ disse Axelrod.

Biden teme empurrão à direita

O presidente seguirá, então, para a Califórnia, considerada um estado azul (democrata). Visitará São Francisco, participando de um evento de arrecadação de recursos, e Los Angeles, onde ajudará outra senadora em risco: Barbara Boxer, que está virtualmente empatada com a ex-executiva da Hewlett-Packard Carly Fiorina. Amanhã, à noite, Obama estará em Las Vegas, tentando salvar o líder da maioria no Senado, Harry Reid. A vaga de Nevada pode ir para Sharron Angle, republicana da ala do Tea Party. Ontem, em Los Angeles, o vice-presidente Joe Biden disse recear que o movimento esteja empurrando o Partido Republicano exageradamente para a direita. Os estrategistas democratas tentam despertar esse receio no eleitorado.

¿ Ter uma pessoa com opiniões tão extremadas não é nada demais, mas eles (o Tea Party) estão por toda parte. Este não é o Partido Republicano do seu pai ¿ disse Biden.

O Tea Party Express esteve em Las Vegas na terça-feira, apoiando Sharron na luta contra Reid. Uma das estrelas da noite foi o xerife do Arizona Joe Arpaio, conhecido pela linha-dura contra os imigrantes. Ele disse que os EUA precisam reforçar a segurança nas fronteiras e trancar na cadeia os imigrantes ilegais.

A excursão do Tea Party esteve ontem na Califórnia, terceira parada de um roteiro que atravessará os EUA, terminando na véspera da eleição, com uma corrida final por Connecticut, Massachusetts e New Hampshire. A ex-governadora do Alasca e ex-candidata a vice-presidente Sarah Palin está surfando a onda conservadora para preparar o terreno para 2012.

¿ Já podemos ver 2012 de casa ¿ disse Palin, no ponto de partida do Tea Party Express, na segunda-feira.

Em 2008, Palin ficou famosa por argumentar que tinha experiência em relações internacionais pois, no Alasca, podia ver a Rússia da janela de casa.

oglobo.com.br/mundo