Título: Ibope: Dilma vai a 51% e Serra tem 40%
Autor: Souza, André de; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 21/10/2010, O País, p. 15

Em relação à pesquisa da semana passada, vantagem da petista sobre tucano sobe de seis para 11 pontos

BRASÍLIA. Pesquisa do Ibope divulgada ontem pelo "Jornal Nacional" mostra que a presidenciável petista, Dilma Rousseff, ampliou sua vantagem sobre o adversário tucano, José Serra. O levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", mostra que a petista cresceu dois pontos, enquanto o tucano caiu três. A diferença entre os dois subiu de seis para 11 pontos, em relação à sondagem anterior.

Considerando-se os votos totais, Dilma tem 51% e Serra, 40%. Nulos e em branco somaram 5% e indecisos, 4%. No cálculo dos votos válidos - excluindo-se votos em branco e nulos e os eleitores indecisos -, Dilma tem 56% e Serra, 44%, uma diferença de 12 pontos.

- Duas pesquisas, de institutos diferentes, apresentaram o mesmo resultado e mostram o crescimento de Dilma. É uma diferença significativa, mas a eleição não está decidida. Vamos intensificar a mobilização da militância para garantir a vitória no dia 31 - disse o presidente do PT, José Eduardo Dutra, referindo-se também à pesquisa Vox Populi, de terça-feira, que indicava a mesma tendência e foi contestada por dirigentes tucanos.

Oposição critica Ibope, que também trabalha para PT

A oposição questionou a credibilidade do Ibope, que agora também foi contratado pela campanha de Dilma para fazer o rastreamento da disputa nacional para consumo interno. O líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA), lembrou declarações de Carlos Augusto Montenegro, do instituto:

- Depois das declarações do chefe do Ibope de que Serra ia ganhar no primeiro turno e, depois, de que Dilma ganharia também no primeiro turno, e isso não aconteceu, perdeu credibilidade. Ele e todos os institutos que tiveram resultados parecidos. Os números do Ibope e do Vox Populi não valem nada - disse Almeida. - Eu já esperava que o Ibope ratificaria a posição do Vox Populi, porque tiveram o mesmo nível de acerto na campanha, o que os desqualifica para fazer prognósticos sobre o futuro.

Essa é a segunda pesquisa do Ibope no segundo turno. Na primeira, divulgada em 13 de outubro, Dilma tinha 49% e Serra, 43%. Nos votos válidos, Dilma tinha 53% e Serra, 47%.

A pesquisa Ibope entrevistou 3.010 pessoas, de 18 a 20 de outubro, já após as entrevistas dos candidatos ao "Jornal Nacional". A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 36.476/2010.

O Ibope também divulgou pesquisas sobre as disputas pelos governos de Alagoas e Goiás. Em Alagoas, o governador e candidato à reeleição, Teotônio Vilela (PSDB), segundo o instituto, está à frente do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT): 48% das intenções de voto contra 40%, enquanto votos nulos e em branco somam 5% e os indecisos, 7%. Quando considerados apenas os votos válidos, Teotônio ganha com 54% contra 46%.

Em Goiás, a pesquisa mostra empate técnico entre Marconi Perillo (PSDB), com 48% das intenções de voto, e Iris Rezende (PMDB), com 44%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Marconi tem de 45% a 51% e Iris, de 41% a 47%. Votos nulos e em branco são 3% e indecisos 5%.

Também ontem à noite foi divulgado o resultado da pesquisa presidencial do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT): Dilma lidera com 46,8% das intenções de voto; e Serra tem 41,8%. Nos votos válidos, Dilma subiu de 52,3% para 52,8% em relação à pesquisa do instituto do dia 11, enquanto Serra oscilou de 47,7% para 47,2%.

A pesquisa Sensus está registrada no TSE sob o número 36.192/2010 e tem margem de erro de 2,2 pontos. Foram entrevistadas duas mil pessoas em 136 municípios, entre 18 e 19 de outubro.