Título: Heloísa Helena deixa a presidência do PSOL
Autor: Rios, Odilon
Fonte: O Globo, 21/10/2010, O País, p. 15

MACEIÓ. A candidata do PSOL derrotada ao Senado por Alagoas, Heloísa Helena, anunciou ontem seu afastamento da presidência nacional do partido. Em nota, a ex-senadora e vereadora de Maceió afirma que sua saída se deve "à total falta de identidade" com o apoio da legenda à candidatura de Dilma Rousseff (PT).

"Em respeito à nossa militância e aos muitos dirigentes que tanto admiro e por total falta de identidade com as posições assumidas nos últimos meses pela maioria das instâncias nacionais (culminando com o apoio à candidatura de Dilma!) tenho clareza que melhor será para a organização e estruturação do partido o meu afastamento e a minha permanência como militante fundadora do PSOL", disse Heloísa.

Na última sexta-feira, o partido decidiu manter independência em relação aos dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições, mas manteve oposição frontal à candidatura tucana, defendendo o lema "nenhum voto a Serra".

O PSOL recebeu a informação da saída de Heloísa na última terça-feita. A direção do partido vai avaliar como será o processo de substituição do cargo. Podem assumir a vaga o secretário-geral do partido, Afrânio Boppré, ou alguém indicado pela chapa da ex-senadora no partido.

* Especial para O GLOBO