Título: Presidente: campanha suja
Autor: Lima, Maria; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 21/10/2010, O País, p. 10

BRASÍLIA. O presidente Lula e o presidente do PT, José Eduardo Dutra, denunciaram ontem a existência de uma "campanha suja" contra a candidata petista Dilma Rousseff, disseminada pelo país inteiro por meio de serviço de telemarketing. De acordo com Lula, a Polícia Federal está investigando a origem dos telefonemas com informações difamatórias contra a petista.

- Eu queria que vocês atentassem para a campanha suja que está sendo feita por telemarketing. Há um processo de investigação para saber de onde parte, mas é uma campanha difamatória, coisa que jamais poderia ser aceita por qualquer homem ou mulher democráticos deste país. O cidadão está dentro da sua casa e toca o telefone. Ele deveria receber alguma informação que lhe ajudasse a fazer alguma coisa útil na vida. Mas a campanha é difamatória contra a ministra Dilma, e isso nós não podemos aceitar - disse Lula.

Segundo Dutra, eleitores de várias regiões têm relatado casos de assédio classificados como "telemarketing do mal", com mensagem "esculhambando" Dilma em relação a temas como aborto e terrorismo. Primeiro o petista afirmou que a investigação desmascararia a campanha feita pelo PSDB, mas depois foi mais reticente, dizendo que beneficiaria a candidatura adversária.

- É uma fábrica de calúnias em vários estados do Brasil, da mesma forma que age a central de boatos, que faz parte de uma campanha de esgoto do PSDB. Pedimos um inquérito para investigar, mas essa campanha negativa só interessa aos adversários - disse Dutra. (Luiza Damé e Maria Lima)