Título: Serra desqualifica pesquisas; PT comemora
Autor:
Fonte: O Globo, 23/10/2010, O País, p. 14

Tucano diz que institutos estão "em crise"; petistas atribuem crescimento a Lula

PORTO ALEGRE e BRASÍLIA. Ao comentar os dados das últimas pesquisas, que mostram ampliação da vantagem da candidata petista, Dilma Rousseff, o tucano José Serra afirmou ontem que os institutos de pesquisa estão em crise e têm divulgado retratos ¿falsos e fantasiosos¿ das intenções do eleitorado: ¿ No 1oturno, davam a Dilma como vencedora. Não é que a Marina e eu viramos os resultados? É que o resultado (das pesquisas) era fantasioso. É muito importante que a população perceba isso neste segundo turno. Está voltando o mesmo esquema de ilusão nas pesquisas. O que resolve é o voto do eleitor. Pesquisa é uma fotografia do momento, e estão mostrando uma fotografia falsa do momento. O que há, na verdade, é uma crise nas pesquisas. O Ibope errou até na boca de urna.

O comando da campanha do candidato procurou minimizar o resultado e adotar o discurso de que a disputa será definida nesses dias finais da campanha e pelos debates de TV.

¿ Todas as pesquisas estão apresentando resultados que não conferem com os nossos. A luta é dura, mas não estamos intranquilos ¿ disse o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra.

Já o comando da campanha do PT recebeu os números como uma constatação de que o protagonismo do presidente Lula nessa reta final e o trabalho de uma força-tarefa de aliados ligados a igrejas estão desequilibrando a disputa. Para a cúpula, os dados refletem mudanças feitas por determinação de Lula, que assumiu o controle depois do desânimo generalizado com o resultado do primeiro turno. Lula e Dilma partiram para o ataque, aumentaram as agendas e centraram o discurso nas privatizações.

Para o líder do governo e coordenador da campanha, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), ficou mais clara a diferença de projetos entre os candidatos. Escalado para a forçatarefa junto aos religiosos, o deputado Gilmar Machado (PTMG) disse que o trabalho deu certo: ¿ Dilma não colocou pastor na TV, como pedimos, e só assinou o documento. O povo viu que era mentira o que diziam.