Título: Dilma e Serra querem ampliar ensino técnico
Autor: Remígio, Marcelo; Ribeiro, Efrém
Fonte: O Globo, 24/10/2010, O País, p. 14

Informatização das salas de aula e programas de estágio são propostas para o ensino médio As propostas apresentadas pelos candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) para o ensino médio passam pelo ensino profissionalizante. A petista, se eleita, pretende construir escolas técnicas nos municípios com mais de 50 mil habitantes.

O tucano faz cálculos e promete, caso eleito, criar um milhão de vagas na área profissionalizante com a construção de novos colégios.

Ambos os candidatos também querem lançar programas de bolsas de estudo. Pelo projeto de Serra, os alunos estudarão em escolas conveniadas. Já a proposta de Dilma prevê o lançamento de um ProUni (iniciativa que financia o estudo de alunos de baixa renda em instituições privadas) para o ensino médio.

A petista e o tucano também querem ampliar os programas de combate à exclusão digital nas escolas, com a compra de computadores e a montagem de laboratórios. Serra ainda apresenta a proposta de um projeto de estágio na área de tecnologia digital, enquanto Dilma quer articular o ensino médio com os cursos profissionalizantes.

Dilma e Serra receberão esta semana propostas lançadas pela 33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), que reuniu em Minas Gerais, na última semana, três mil participantes, entre educadores e estudantes. O grupo considera baixos os investimentos do governo na Educação, que equivalem a 5% do PIB, e sugere que o percentual chegue aos 10% em quatro anos.

Os educadores querem ainda o aumento do tempo de escolarização e da jornada diária de ensino nas escolas ¿ hoje a média é de quatro horas e trinta minutos, contra até oito horas nos países desenvolvidos.