Título: Vox Populi: Dilma está 11 pontos à frente de Serra
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 26/10/2010, O País, p. 10

Petista venceria por 49% a 38%; campanha de tucano diz ter dados que indicam diferença menor BRASÍLIA. Pesquisa Vox Populi divulgada ontem mostra que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, lidera a corrida presidencial com 11 pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB). Segundo a sondagem, ela tem 49% das intenções de voto, e Serra, 38%. Considerando só os votos válidos (excluindo-se nulos, em branco e indecisos), Dilma tem 57%, e Serra, 43%.

Os votos em branco e nulos somam 6%. O levantamento revela aumento do número de eleitores indecisos em relação à consulta anterior: de 4% para 7%. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto. Na penúltima pesquisa Vox Populi , feita dias 15 e 17, Dilma tinha 51%, contra 39% de Serra.

A pesquisa foi encomendada pelo site ¿IG¿ e foi realizada dias 23 e 24 de outubro. Foram entrevistados três mil eleitores em 214 cidades. O levantamento está registrado no TSE sob o número 37.059/2010.

A campanha de Serra decidiu registrar pesquisas de intenção de votos contratadas pela coordenação, que teriam resultados mais favoráveis ao tucano. A intenção é evitar uma desmobilização de eleitores de Serra, já que as pesquisas dos grandes institutos mostram Dilma com vantagem de até 12 pontos sobre o adversário.

Dados da pesquisa do instituto GPP, contratado pela campanha da oposição, só poderão ser divulgados hoje; mas integrantes da campanha adiantaram que os números mostram uma situação mais equilibrada, mais próxima do empate técnico.

A decisão de divulgar pesquisas feitas para consumo interno foi anunciada ontem à tarde pelo vice na chapa de Serra, deputado Indio da Costa (RJ). O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse que a decisão de registrar a pesquisa no TSE visa a mostrar que PSDB e DEM têm pesquisas internas com resultados diferentes dos demais institutos.

No TSE, aparecem dois registros do GPP Planejamento e Pesquisa Ltda ¿ 37.219/2010 e 37.295/2010 ¿, tendo como contratante Indio da Costa. As pesquisas foram feitas de 23 a 25 de outubro, com 4.047 entrevistas e margem de erro de 1,8 ponto percentual.

¿ Independentemente dos outros, temos que mostrar que acreditamos nas nossas pesquisas.

Temos que dar essa informação ¿ disse Maia.