Título: Indonésia é golpeada por dupla tragédia natural
Autor:
Fonte: O Globo, 27/10/2010, O Mundo, p. 32
Tsunami atinge ilhas turísticas, matando 113. Em Java, erupção de vulcão obriga milhares a abandonarem suas casas
SOCORRISTA AJUDA idosa a deixar sua casa perto do vulcão do Monte Merapi, que entrou em erupção
JACARTA. No mesmo dia em que um dos vulcões mais ativos da Indonésia entrou em erupção, matando 18 pessoas na ilha de Java, uma tsunami atingiu um popular destino turístico de surfistas no país, provocando a morte de ao menos 113 pessoas, e deixando outras 502 desaparecidas. De acordo com autoridades locais, o número de vítimas das ondas gigantes deve aumentar, já que equipes de resgate tinham dificuldade para chegar às ilhas Mentawai, perto de Sumatra, as mais atingidas pelo fenômeno.
A catástrofe ocorreu após um terremoto de magnitude 7,7 na escala Richter, registrado na noite de segunda-feira, e seguido de outros 14 abalos. Uma tsunami de três metros varreu construções e causou destruição nas ilhas. Num dos vilarejos mais afetados, Betu Monga, 80% das casas foram destruídas e havia riscos de falta de alimentos, segundo o Departamento de Pesca.
¿ Das 200 pessoas que vivem no vilarejo, só 40 foram encontradas; 160 ainda estão desaparecidas, a maioria mulheres e crianças ¿ disse Hardimansyah, funcionário do departamento. ¿ Temos pessoas relatando ao posto de segurança que não conseguiram segurar suas crianças, que elas foram arrastadas. Há muita gente desesperada.
O resort Macaronis, frequentado por surfistas na ilha de Pagai do Norte, parte das ilhas Mentawai, sofreu grandes danos. Em nota, o hotel disse que ¿experimentou um grau de devastação que o tornou inoperável¿. Um barco de turismo que transportava entre oito e dez australianos na região também estava desaparecido.
A polícia da ilha informou que havia montado postos de atendimento e contava com auxílio de pescadores para tentar encontrar sobreviventes. A forte chuva e o vendaval que atingiam a região, no entanto, atrapalhavam as buscas.
Localizada sobre o Anel de Fogo do Pacífico, a Indonésia sofre constantemente com abalos sísmicos e atividades vulcânicas, e foi o país mais atingido pelas tsunamis de 2004.
Na ilha de Java, a principal da Indonésia, a erupção do vulcão do Monte Merapi matou ontem 18 pessoas, deixou dezenas de feridos e forçou milhares de pessoas a abandonarem suas casas. A erupção começou um dia após o país ter elevado o alerta para o nível máximo de risco.
oglobo.com.br/mundo