Título: Dilma: contra descer serra abaixo
Autor: Jungblut, Cristiane; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 27/10/2010, O País, p. 9

Candidata fez ontem primeira e única visita oficial ao Ceará nestas eleições

FORTALEZA e CARUARU (PE). Em carreata por Caruaru, a candidata do PT, Dilma Rousseff (PT), fez um apelo aos eleitores para que, no próximo domingo, levem para a frente "o Brasil que ajudamos a construir" e afirmou que, caso isso não aconteça, "voltaremos ao passado" e "descemos serra abaixo". A metáfora tinha endereço certo: o candidato do PSDB, José Serra, para o qual - mesmo sem presença do tucano - a oposição programou ontem uma passeata na mesma cidade, localizada a 130 quilômetros da capital. A festa maior, no entanto, foi reservada para a petista, que desfilou em um caminhão superlotado de lideranças políticas e foi saudada nas ruas com bandeiras, pedaços de papel picado, palavras de ordem e muitas manifestações de apoio.

Ao passar na principal praça do centro de Caruaru, a carreata parou e o governador Eduardo Campos (PSB) fez um pequeno discurso, afirmando que "hoje Caruaru mostra que o Brasil já escolheu Dilma, a primeira mulher presidenta do Brasil". Em seguida, Dilma falou, depois de jogar beijos e colocar as mãos no coração simulando um abraço para a população.

- Agradeço a vocês, porque eu nunca vi tanta força e tanta energia. Vocês podem ter certeza de que vou honrar todas as minhas promessas. De hoje até o dia 31, vou estar inspirada por essa energia, por essa força. Eu queria agradecer, mas sobretudo eu quero dizer que a consciência de vocês mostra que vocês sabem o que está em jogo no dia 31. Está o Brasil que começamos a construir com Lula, que segue em frente, ou nós descemos ao passado serra abaixo. Eu tenho certeza de que vocês querem seguir avançando. Vou ser a primeira mulher presidente do Brasil graças a vocês - disse a candidata do PT.

Mais cedo, a primeira e única visita oficial de Dilma Rousseff ao Ceará nestas eleições durou ontem apenas 30 minutos. Sobre um carro aberto, a candidata puxou uma caminhada em torno da Praça do Ferreira, principal corredor comercial do centro da cidade, em um horário de grande movimento.

Apesar de breve, a passagem de Dilma ganhou uma recepção calorosa. Houve tumulto e empurra-empurra de pessoas querendo apertar sua mão.

Os eleitores gritavam "olê, olê, olê, olá, Dilma, Dilma". O momento de maior empolgação da candidata foi quando militantes começaram a gritar "Serra não, mamãe". Dilma sacudiu os braços para cima e, sorrindo, repetiu a palavra de ordem por alguns instantes. A expressão virou mania em Fortaleza e está em muitos adesivos de carros.

Do alto de prédios comerciais de Fortaleza, caiu uma chuva de papéis picados. Funcionários de lojas e consumidores ocupavam as calçadas para ver a petista, que estava acompanhada do governador reeleito do Ceará, Cid Gomes (PSB), do deputado federal Ciro Gomes (PSB), coordenador de sua campanha no Nordeste, e da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT). Foi o primeiro ato de Ciro ao lado de Dilma na eleição. Para ele, o calor da recepção foi um ato de solidariedade do povo cearense contra a baixaria da campanha eleitoral no segundo turno.