Título: Brasil: 69º lugar no ranking dos menos corruptos
Autor:
Fonte: O Globo, 27/10/2010, O País, p. 4
LONDRES. O Brasil apareceu ontem no 69º lugar no ranking anual de percepções sobre corrupção, divulgado pela ONG Transparência Internacional. O país recebeu nota 3,7, empatando com Cuba e ficando atrás de países africanos como Botswana e Ilhas Mauricio. Na América do Sul, ficou atrás apenas do Chile e do Uruguai. No topo do ranking dos menos corruptos, ficaram Dinamarca, Nova Zelândia e Cingapura, com 9,3.
Para a Transparência, o Brasil carece de maiores esforços no combate à corrupção, sobretudo na política regional, em que a entidade considera serem comuns práticas como fraude em licitações e compra de votos. Porém, a Transparência considera que no âmbito federal houve melhoras, apesar dos recentes escândalos. Ao todo, 178 países foram avaliados pela entidade ¿ a Somália ficou em último.
¿ O Brasil certamente tem potencial para estar num patamar muito melhor, mas ainda sofre com más práticas enraizadas em sua política. As percepções são influenciadas pelas instituições, por isso vemos a necessidade de mais transparência no Congresso, por exemplo.
Mas houve progresso, como no caso da lei da Ficha Limpa ¿ explica o mexicano Alejandro Salas, pesquisador da ONG para a América Latina.