Título: 'Pode ter havido acordo entre empresas
Autor: Roxo, Sergio
Fonte: O Globo, 27/10/2010, O País, p. 3

Serra diz que é preciso investigar se construtoras combinaram preço RIO e SÃO PAULO. O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, admitiu ontem, durante visita às obras do Maracanã no Rio, que pode ter havido um acordo entre as construtoras que disputaram a licitação da linha 5 do metrô de São Paulo. Ele frisou, porém, não acreditar em direcionamento no processo de licitação.

¿ Direcionamento não houve.

Pode ter havido um acordo entre as construtoras. Creio que o governador Goldman (Alberto Goldman, de São Paulo) vai instaurar agora uma investigação, incluindo o Ministério Público, para ver se houve um acordo entre as empresas ¿ declarou Serra, após o governo paulista ter anunciado que suspendeu o resultado da licitação.

Candidato diz que, na época da licitação, estava fora do governo

O tucano disse que todo o processo licitatório dos lotes sob suspeita foi feito quando ele já havia deixado o governo, em abril. Serra, no entanto, era governador quando a concorrência pública foi lançada, em outubro de 2008. Ele deixou o cargo em abril deste ano para disputar a Presidência.

¿ Foi feita uma licitação depois do meu governo. Foi cancelada (a concorrência anterior) porque os preços não eram bons para o estado, que queria preços mais baixos.

Depois, houve uma outra concorrência e esta obteve preços menores.

Portanto, o interesse do estado foi defendido. Quanto a ter havido um acordo entre as empresas, isso deve ser investigado, segundo a decisão do governador. Tudo isso transcorreu depois da minha saída, mas é importante que seja bem esclarecido ¿ disse.

Mais cedo, em São Paulo, ele já havia defendido o Metrô pela anulação da primeira concorrência: ¿ (O Metrô) Exigiu a diminuição dos preços. Portanto, do ponto de vista dos custos, o Metrô atuou impecavelmente.

Depois, Serra criticou o governo Lula, culpando-o pela alta dos preços dos alimentos básicos: ¿ Basta olhar os últimos três meses. A carne está se tornando um produto de luxo. Aumentou o frango, a carne de porco, o arroz, o feijão e o açúcar. Temos uma inflação precisamente nos alimentos. O governo tem estado inerte nisso.

Uma política de estoque teria evitado essa situação.

Perguntado se a campanha neste segundo turno foi marcada por truculências e falta de ideias, respondeu: ¿ Teve truculência, principalmente nas ruas. Sofri muito nesta campanha, inclusive bloqueios dos batalhões de choque do PT. Aí aconteceu aquilo em Campo Grande (ele foi atingido na cabeça por um objeto, na quinta-feira passada).

Do ponto de vista verbal, na televisão, nunca vi tanta mentira proferida pelos meus adversários.

Isso não ajuda a ter um nível bom.

Quando um não quer, o nível não fica bom.

No Maracanã, Serra viu as obras para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O projeto de reforma do estádio, financiado pelo BNDES, está orçado em R$ 705,5 milhões, e deve ser concluído em dezembro de 2012. É um dos investimentos previstos para os eventos internacionais pelo governador reeleito do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), aliado de Dilma Rousseff (PT).

Tudo isso transcorreu depois da minha saída (do governo de São Paulo), mas é importante que seja bem esclarecido

José Serra

COLABOROU Silvia Amorim