Título: Filho de exilados cubanos desponta como favorito ao Senado pela Flórida
Autor: Azevedo, Cristina
Fonte: O Globo, 28/10/2010, O Mundo, p. 38
Com apoio do Tea Party, Marco Rubio deve desbancar atual governador
MARCO RUBIO faz campanha em Orlando: discurso duro contra Obama
Fernanda Godoy
NOVA YORK. Um filho de exilados cubanos desponta nas pesquisas como uma das caras novas que chegarão ao Senado americano: o republicano Marco Rubio, de 39 anos, desbancou o governador da Flórida, Charlie Crist, e já tem 41% das intenções de voto. Segundo pesquisa divulgada no sábado pelo jornal ¿Miami Herald¿, ele lidera com 15 pontos percentuais de vantagem sobre o governador, um ex-republicano que acabou concorrendo como independente, e 26 pontos à frente do deputado democrata Kendrick Meek.
Se vencer, Rubio será o primeiro hispânico nascido em Miami a chegar ao Senado federal, e isso tem atraído o grande eleitorado de origem latino-americana. A mensagem de Rubio é de oposição radical à agenda do presidente Barack Obama. Carismático, ele ganhou o apoio do Tea Party, e, ao longo da campanha, consolidou a preferência de 70% dos republicanos.
Advogado por formação, Rubio gosta de se apresentar como outsider na política, embora tenha exercido a presidência da Assembléia estadual e já esteja em cargos eletivos há 12 anos. No último debate transmitido pela TV, no domingo, Rubio insistiu na linha anti-Washington:
¿ Já faz muito tempo que Washington conduz este país pelo caminho errado, e ambos os partidos são culpados por isso ¿ disse Rubio.
Estado é um dos mais atingidos pelo desemprego
A Flórida, quarto estado mais populoso dos Estados Unidos , é uma das regiões mais atingidas pela crise das hipotecas e pelo desemprego, que chegou a 11,9% no mês passado ¿ acima da média nacional, que foi de 9,6% em setembro.
A Flórida é também um dos estados que costumam apontar a direção na qual os ventos da política americana estão soprando. O desempenho de Obama é reprovado por 51% dos eleitores do estado, ante 43% que julgam que o presidente está fazendo um bom trabalho. Obama tornou-se indesejado entre os candidatos na Flórida: o democrata Meek prefere fazer campanha com o ex-presidente Bill Clinton, e até o governador Crist, um ex-republicano de uma linha mais moderada, paga um preço por ter aparecido ao lado de Obama no início de seu governo, apoiando medidas de combate à crise.
Rubio martela uma pauta conservadora: corte nos gastos do governo e manutenção das reduções de impostos estabelecidas no governo Bush.
¿ As coisas em que acredito são simples de entender: acredito que a economia não cresce por causa de políticos, ela cresce por causa de pessoas que abrem negócios ou expandem negócios existentes. Acredito que o governo não pode continuar a gastar mais do que arrecada ¿ afirma o candidato republicano.
Já a campanha para governador da Flórida está muito mais disputada: o republicano Rick Scott tem uma vantagem de três pontos percentuais sobre a democrata Alex Sink. Ela tem contado com o apoio de Clinton para arrecadar fundos que mantenha seu comitê em pé de igualdade financeira com a de Scott.
Problemas com hipoteca e cartão de crédito
Casado, pai de quatro filhos, Rubio se viu envolvido diretamente na crise das hipotecas quando um de seus imóveis quase foi retomado pelos credores. Na campanha, os adversários têm apontado os problemas de endividamento e incongruências nas declarações de bens de Rubio como um mau retrospecto para um candidato que defende austeridade fiscal.
Ele também teve que explicar o uso de cartões de crédito corporativos do Partido Republicano para o pagamento de despesas pessoais.