Título: Lula não acreditou
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 28/10/2010, O Mundo, p. 35

Especial para O GLOBO*

ITAJAÍ (SC)* E BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva soube da morte de Néstor Kirchner por volta das 11h20m de ontem, quando estava no palanque de inauguração das obras de reconstrução do cais do porto de Itajaí, em Santa Catarina. No primeiro momento, ele não quis acreditar no que lhe comunicaram.

¿ Nós recebemos agora uma notícia triste (...). Quero saber se é verdade, porque esse negócio de anunciar a morte que não aconteceu... Outro dia estava num comício e anunciaram quatro vezes a morte de Tuma (Romeu Tuma, o senador falecido na terçafeira), e a gente ligou para saber e o Tuma estava vivo. Demorou mais um mês. De qualquer forma, foi o nosso embaixador na Argentina que ligou dizendo que ele (Kirchner) morreu de infarto ¿ disse Lula.

Depois, já em Brasília, o Palácio do Planalto emitiu nota de Lula sobre o falecimento do ex-presidente argentino.

¿Sempre tive em Néstor Kirchner um grande aliado e um fraternal amigo. Foram notáveis o seu papel na reconstrução econômica, social e política de seu país e seu empenho na luta comum pela integração sul-americana¿, disse o presidente na nota, que se refere ainda ao cargo que Kirchner ocupava como secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

O governo brasileiro decretou luto oficial por três dias, e Lula viaja amanhã à Argentina para participar do funeral de Kirchner.