Título: Descoberta da Petrobras em Sergipe abre nova província petrolífera no país
Autor: Nogueira, Danielle
Fonte: O Globo, 28/10/2010, Economia, p. 33

Petróleo, encontrado em águas profundas, pode ter dezenas de milhões de barris A Petrobras anunciou ontem ter descoberto petróleo em altomar na costa do Sergipe, a 2.341 metros de profundidade. É a primeira vez que é encontrado petróleo em águas profundas na região, o que fez a estatal classificar a Bacia de Sergipe-Alagoas como uma nova fronteira exploratória.

Embora não seja possível dimensionar com precisão o tamanho do reservatório, a empresa estima que as reservas girem em torno de dezenas de milhões de barris de óleo.

Além de indicar a existência de uma nova província petrolífera, a descoberta é importante porque as características geológicas da região são semelhantes às da Bacia de Campos, localizada no Sudeste do país e que concentra 80% da produção nacional. Isso facilita a exploração e a produção de petróleo na área.

¿ As características de rocha e reservatório são muito semelhantes às da Bacia de Campos.

A situação de produção está dominada e abre perspectiva importante para a expansão da produção de petróleo, fora das bacias de Campos e Santos ¿ disse o gerente de Exploração da Petrobras Mário Carminatti.

Lula vai hoje à plataforma do pré-sal de Tupi Até agora, a produção petrolífera de Sergipe se concentrava em águas rasas e em terra. O poço onde foi achado petróleo foi perfurado a 58 quilômetros da costa de Sergipe no pós-sal da concessão BM-SEAL-11. O consórcio responsável pela concessão é formado por Petrobras (60%) e IBV-Brasil (40%).

A Petrobras também está avançando no pré-sal. Hoje, entra em operação em Tupi, na Bacia de Santos, a plataforma Cidade Angra dos Reis. Será o primeiro sistema definitivo de produção na área de Tupi. Até agora, a produção estava em fase de teste. Com a nova plataforma, a produção de Tupi vai subir de 14 mil de barris de petróleo por dia para 28 mil barris diários até dezembro deste ano, quando deverá ser declarada a comercialidade do campo.

O feito será marcado por uma cerimônia na plataforma, que mais uma vez servirá de palanque político para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas o gerente de Exploração e Produção para o pré-sal da Petrobras, José Miranda Formigli, negou qualquer relação entre a data e as eleições: ¿ Colocar o sistema em torno de novembro foi uma busca nossa e dos sócios. O sistema está sendo colocado em produção de hoje (ontem) para amanhã (hoje) porque essa era a previsão de ter o início da produção.

Em 2011, a produção na nova plataforma chegará a 75 mil barris por dia e, em 2012, chegará a cem mil barris diários. A previsão, porém, pode esbarrar num problema logístico. Em Tupi, o petróleo é associado ao gás, ou seja, não é possível produzir um sem o outro. Hoje, a Petrobras queima parte do gás para obter o petróleo. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) limita a queima de gás a 500 mil metros cúbicos por dia por plataforma. Logo, para elevar a produção, o volume de gás excedente terá de ser escoado para o continente, mas o gasoduto que fará o transporte não está pronto. Formigli assegura que isso vai ocorrer até início de 2011.