Título: Irã pode executar Sakineh amanhã, dizem ativistas
Autor:
Fonte: O Globo, 02/11/2010, O Mundo, p. 35
ROMA. Apesar do obscurantismo de seu julgamento ¿ e de uma maciça campanha internacional para salvá-la ¿, a iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento pelo suposto assassinato do marido, pode ser executada amanhã. Segundo ativistas de direitos humanos, autoridades judiciais de Teerã já deram sinal verde para a execução.
¿ Recebemos do Irã informações fundamentadas de uma aceleração dos tempos de execução. Podemos estar na vigília do enforcamento ¿ denunciou o presidente da associação Refugiados Políticos Iranianos na Itália, Karimi Davood, dando a entender que Sakineh seria enforcada, e não apedrejada.
Na Alemanha, a porta-voz do Comitê Internacional contra o Apedrejamento, Mina Ahadi, confirmou ter recebido sinais de que a execução é iminente:
¿ Haveria uma carta da Alta Corte de Teerã a Tabriz na qual se pede não soltar o filho de Sakineh e seu advogado até que a mulher seja executada.
Sajjad e Kian, filhos da condenada, foram detidos junto a dois jornalistas alemães durante uma entrevista, há três semanas.