Título: Pelo Twitter, Serra repete seu até logo
Autor: Amorim, Silvia
Fonte: O Globo, 02/11/2010, O País, p. 15

Candidato tucano volta a dizer que "a luta continua" em mensagem de despedida aos seus 556 mil seguidores

SÃO PAULO. O candidato derrotado do PSDB à Presidência, José Serra, fez ontem um agradecimento pelo Twitter aos militantes que trabalharam na internet pela campanha tucana.

Foram as únicas palavras públicas do tucano ontem.

Aos seus 556 mil seguidores, Serra repetiu a mensagem deixada anteontem em seu discurso de reconhecimento da derrota: Eu disse ontem e repito aqui: a minha mensagem de despedida não é um adeus, mas um até logo. A luta continua.

Viva o Brasil!, escreveu ele. Obrigado a vocês, militantes que lutaram aqui na internet e nas ruas por um Brasil soberano, democrático e que seja propriedade do seu povo, acrescentou o tucano, em outro recado no microblog.

Sérgio Guerra, a única visita à casa do candidato tucano

O dia de ontem do tucano foi dedicado à família e a conversas com aliados por telefone. A única visita recebida foi a do presidente nacional do PSDB e coordenador da campanha tucana, senador Sérgio Guerra (PE), que chegou à residência de Serra no fim da tarde. Em cima do palanque, anteontem, Serra marcou um encontro com amigos, entre eles o senador eleito do PSDB por São Paulo, Aloysio Nunes Ferreira.

A expectativa era de que ele fosse realizado ontem, mas, apesar do assédio da imprensa na porta de sua casa, o ex-governador de São Paulo passou o dia recluso. Pela manhã, foi entregue um arranjo de flores, e, à tarde, um telegrama.

Pessoas que acompanharam o candidato derrotado nas horas que antecederam à abertura das urnas, no domingo, relataram que o reconhecimento da vitória da petista Dilma Rousseff, por Serra e aliados, aconteceu antes mesmo de os votos começarem a ser contabilizados.

No almoço oferecido a Serra, durante a tarde, pelo governador de São Paulo, Alberto Goldman, o clima já era de conformismo com a vitória adversária.

Naquele almoço, todos nós já imaginávamos que iríamos perder a eleição. Mesmo assim, Serra mostrou-se descontraído e alegre, fazendo brincadeiras com todo mundo contou o coordenador de administração da campanha, José Henrique Reis Lobo.

Nos minutos que antecederam o discurso de reconhecimento da derrota, o que chamou a atenção de algumas pessoas nos bastidores foi o ar emocionado do tucano, conhecido pela fama de sisudo, que agradeceu um a um, entre os mais próximos, com um abraço demorado.

O futuro político de Serra ainda é uma incógnita. Em seu discurso anteontem, o tucano deixou no ar a possibilidade de disputar novas eleições, mas a hipótese de Serra voltar a disputar a prefeitura de São Paulo é considerada remota pelas lideranças tucanas. Assim como disputar uma nova eleição presidencial.

Com a proximidade das eleições internas no PSDB, aumentam as especulações sobre uma nova gestão de Serra no diretório nacional. Em 2003, após ser derrotado na eleição de 2002, ele assumiu o cargo de presidente do partido. Há quem acredite que um retorno ocorra somente em 2014, quando poderia disputar um cargo de deputado ou senador por São Paulo.