Título: Valeu! Valeu! Valeu!, disse Lula a Dilma
Autor: Jungblut, Cristiane; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 02/11/2010, O País, p. 10

Presidente eleita chorou durante o encontro; PMDB comemorou a noite toda

BRASÍLIA. Quem mais comemorou a eleição da presidente eleita Dilma Rousseff foi o PMDB, que pela primeira vez chega ao topo do governo, com o vice Michel Temer. As comemorações começaram na residência oficial da Presidência da Câmara, seguiram depois na cobertura do Hotel Naoum, onde Dilma fez seu primeiro pronunciamento à nação, no Palácio da Alvorada com o presidente Lula e depois, de novo, na residência de Michel Temer.

Mas, na festa do Alvorada, o momento de maior emoção foi o encontro da presidente eleita com Lula. Segundo os presentes, foi a segunda vez que Dilma chorou depois de confirmada como a nova presidente do Brasil.

Na chegada, Lula recebeu Dilma com um abraço emocionado e dois beijos carinhosos no rosto: Minha presidenta! Deus de abençoe! Valeu! Valeu! Valeu! disse Lula, dando tapas pesados nas costas de Dilma.

Foi um coquetel de salgadinhos com bebidas. Ninguém discursou. Dilma circulou pelo salão seguida por um séquito de ministros e integrantes do atual governo, que se acotovelavam para serem vistos pela sucessora de Lula. Outro estranho no ninho, que grudou em Dilma, foi o ator José de Abreu.

Foi constrangedor o assédio de ministros e assessores que circulavam entre os presentes já fazendo pressão para serem mantidos no futuro governo. Alguns, como o Fernando Pimentel, chegaram a pedir apoio e ajuda a vários governadores para voltar à cúpula do poder relatou um dos governadores abordados por ele.

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), descreveu assim, no Twitter, o encontro de Lula e Dilma: (Estou) vivendo um dos momentos mais bonitos da minha vida: Lula, emocionado, abraça Dilma. Feliz demais! Segundo o senador eleito Eunicio Guimarães (PMDB-CE), a eleição de Dilma e Michel Temer foi muito festejada na noite de domingo.

Eu fui a três festas. A primeira foi na cobertura do Hotel Naoum. Dilma foi ao 18oandar com o Michel e o Sarney disse Eunicio.

O fechamento das comemorações do PMDB voltaram a acontecer na residência oficial de Michel Temer: Nós mandamos buscar uns vinhos e frios num restaurante. Estava todo mundo muito alegre. O Michel fez um brinde à eleição e agradeceu a todos.

Alguns brindaram com vinho, outros com uísque contou o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).