Título: Ibope: Dilma tem 52%; e Serra, 39%
Autor: Souza, André de
Fonte: O Globo, 29/10/2010, O País, p. 9

PT comemora e líder do DEM minimiza resultado; no Distrito Federal, Agnelo amplia vantagem sobre Weslian

BRASÍLIA. Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra que a vantagem da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, sobre o tucano José Serra (PSDB) aumentou dois pontos percentuais, dentro da margem de erro, consolidando sua liderança.

O levantamento aponta Dilma com 52% das intenções de voto, contra 39% de Serra.

Nulos e em branco são 5% e indecisos, 4%. Na conta dos votos válidos ¿ sem nulos e em branco ¿, a petista tem 14 pontos de vantagem, batendo Serra por 57% a 43%.

Na consulta anterior feita pelo Ibope, divulgada em 20 de outubro, Dilma aparecia com 51% das intenções de voto e Serra com 40%, enquanto os percentuais de nulos, em branco e eleitores indecisos eram os mesmos.

Nos votos válidos, Dilma tinha 56%, e Serra, 44%.

O líder do DEM na Câmara, deputado Paulo Bornhausen, minimizou o resultado, criticando os erros dos institutos de pesquisa no primeiro turno.

¿ Não se briga com pesquisa, mas esta eleição tem uma característica muito clara: as pesquisas erraram muito ¿ disse, afirmando ainda que pesquisas internas indicam diferença menor, passível de ser revertida por eleitores indignados com a ¿empáfia¿ do presidente Lula. ¿ Pode estar certo: é uma eleição apertada. Para quem vem do primeiro turno de uma eleição que considerava certa, é bom por as barbas de molho.

No Twitter, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, comemorou o resultado do Ibope, ressaltando a vantagem de 13 pontos: ¿Diferença é 13 de Dilma¿.

O resultado é similar ao dos outros principais institutos de pesquisa do país ¿ Datafolha, Vox Populi e Sensus ¿ que apontam uma diferença de 11 a 15 pontos percentuais entre os dois candidatos nas intenções de voto.

DF: Agnelo tem 55% e Weslian está com 23% O levantamento do Ibope foi encomendado pela TV Globo e o jornal ¿O Estado de S.Paulo¿ e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 37596/2010. Foram entrevistados 3.010 eleitores entre 24 e 26 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal ¿O Estado de S. Paulo¿.

Outra pesquisa feita pelo Ibope, também divulgada ontem, mostra que o petista Agnelo Queiroz ampliou para 23 pontos a vantagem sobre a adversária Weslian Roriz (PSC) na disputa pelo governo do Distrito Federal. Ele tem 55% das preferências, contra 32% de Weslian.

Brancos e nulos somam 8%, e 5% dos eleitores estão indecisos.

Nos votos válidos, Agnelo venceria por 64% a 36%. A pesquisa também foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal ¿O Estado de S.Paulo¿. O número de registro no TSE é 37517/2010 e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 2.002 eleitores entre 25 e 27 de outubro.