Título: Militante rumo ao Senado
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 29/10/2010, O País, p. 12
Decisão do STF pode beneficiar apoiadora da Ficha Limpa BRASÍLIA. Uma das responsáveis pela coleta de assinaturas para levar ao Congresso o projeto de iniciativa popular da Ficha Limpa, a professora e sindicalista Marinor Brito, do PSOL, deve ser beneficiada pela lei que ajudou a criar. Depois da decisão de anteontem do STF, que barrou a eleição de Jader e tende a fazer o mesmo com Paulo Rocha (PT), segundo e terceiro colocados no pleito, Marinor já tem como certa a sua posse.
Para a sindicalista, a validade para a eleição deste ano dos efeitos da lei é fruto da mobilização de vários setores da sociedade. Ela afirmou que vai honrar seu mandato, se confirmada senadora.
¿ Ganha a democracia, ganha a ética na política, a honestidade. Obviamente, estou muito feliz de ter participado como militante, mas também com a condição de ser a primeira beneficiada pela Ficha Limpa. É um privilégio.
Vou honrar o voto ficha limpa ¿ disse.
Marinor já fala até em projetos que pretende priorizar no Senado, como a reforma política: ¿ Está no meu horizonte trazer debate sobre reforma política. É preciso encontrar saídas legais para confrontar os que usam e abusam do poder econômico e se utilizam das máquinas públicas ou para permanecer no poder ou para ocupar espaços na disputa eleitoral. Esse tema será prioridade na minha atuação no Senado.
Marinor obteve desempenho surpreendente: recebeu 727.583 votos (27,11%), pouco menos da metade do que receberam Flexa Ribeiro, Jader e Rocha.
Vereadora de três mandatos, em Belém, Marinor atua com causas vinculadas aos direitos humanos, como combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e pedofilia, defesa dos homossexuais e apoio a religiões afro-descendentes.