Título: Dilma diz repudiar controle da mídia
Autor:
Fonte: O Globo, 29/10/2010, O País, p. 18
Presidenciável petista rejeita propostas de criação de conselhos estaduais para fiscalizar meios de comunicação BRASÍLIA. A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff (PT), afirmou ontem ser contra qualquer controle de conteúdo da mídia. A declaração foi dada após ela ter sido perguntada sobre a criação ou formulação de conselhos estaduais para acompanhar e fiscalizar a imprensa, alguns deles em estados governados por aliados do governo federal, como Ceará, Piauí, Bahia e Mato Grosso. Alguns estados com governadores da oposição, como São Paulo e Alagoas, também têm projetos que vão no mesmo sentido.
¿ O único controle da mídia que eu proponho é o controle remoto na mão do telespectador, que muda de canal quando se interessar.
Não gostou do programa, muda de canal ¿ disse, frisando que já manifestou sua opinião várias vezes.
¿Eu, em especial, sei o valor da liberdade de expressão¿ Dilma chegou a recorrer à História do Brasil e fez referências a seu passado, lembrando que combateu a ditadura militar: ¿ Podemos até ser uma democracia recente, mas somos um país que sabe do valor da democracia, porque também viveu sob a ditadura. Eu, em especial, sei o valor da liberdade de expressão, da de opinião e da liberdade de imprensa.
Sei que um país que abre mão disso perde a sua identidade, perde a sua capacidade política e perde, inclusive, uma das coisa fundamentais, que é a esperança dos seus jovens. Porque eu vivi esse processo, então pode ter certeza que eu sou contra qualquer processo de controle de conteúdo da mídia ¿ disse Dilma, também refutando a hipótese de monitoramento de conteúdo do que é publicado: ¿ Eu não concordo com isso.
Eu repudio monitoramento de conteúdo editorial. Eu acho que isso não se pode criar no Brasil ¿ afirmou.
Candidata defende limites para capital estrangeiro A candidata, no entanto, fez uma ressalva em relação a questões mercadológicas: ¿ Não acredito que tenha alguém que seja contra modelos que criem regulações para o setor. Exemplo: sobre a participação do capital estrangeiro ¿ afirmou.