Título: O misterioso muro pedido pela Esfinge
Autor:
Fonte: O Globo, 03/11/2010, Ciência, p. 28

Faraó teria atendido a sonho

ARQUEÓLOGOS trabalham no muro que cercava a Esfinge

A PAREDE que Tutmose IV mandou construir: pedida em sonho

Um episódio conhecido apenas por antigos textos em hieróglifos se mostrou real. Arqueólogos descobriram em Gizé, no complexo das Grandes Pirâmides, uma muralha que servia para proteger a Esfinge. Ela teria sido erguida pelo faraó Tutmose IV, que governou o Egito por volta do século XIV a.C.

A muralha serviria para proteger a Esfinge da poeira do deserto. O diretor do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, o arqueólogo Zahi Hawass, e sua equipe descobriram os restos de uma parede de tijolo de barro numa área que teria servido para cercar a Esfinge. A primeira parte do muro tem 86 metros de comprimento e 75 centímetros de altura. A segunda seção mede 46 metros de comprimento por 90 centímetros de altura.

Os arqueólogos já sabiam da existência de um muro que corria ao norte da Esfinge. A nova descoberta os levou à conclusão de que tudo é parte de um monumental recinto.

Segundo textos antigos, o faraó Tutmose IV decidiu construir o muro depois de um sonho. Ele sonhou que a Esfinge lhe pedia para impedir que a areia do deserto tocasse seu corpo, porque esta a sufocava. Em troca, a Esfinge prometeu fazer Tutmose IV rei do Egito. Reza a lenda, o muro teria sido construído pelo agradecido faraó.